Quer tocar com Jacob?

1
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ
17/3/2006 · 173 · 0
 

NOTA DO PRÉ-SITE, PUBLICADA EM 13/02/2006 - As pérolas foram encontradas há pouco tempo pela filha de Jacob do Bandolim (1918-1969): fitas que trazem apenas as bases das gravações (ou seja, sem a presença do solista) daquelas que se tornariam as faixas dos discos Chorinhos e chorões (1961) e Primas e bordões (62). O material ajuda a entender certas características do bandolinista: o interesse pelas benesses da tecnologia - foi um dos primeiros a usar a tal técnica do playback num tempo em que as gravações eram feitas ao vivo - e o perfeccionismo, já que usava as bases para treinar e entrar em estúdio tinindo. Agora, 45 anos depois, os músicos que se dedicam ao pequenino instrumento podem repetir a prática do mestre: O Instituto Jacob do Bandolim acaba de lançar um livro com as 24 partituras + dois CDs: um com os playbacks e outro que devolve ao mercado os dois LPs originais. Textos e ainda um ?glossário de variações? completam a publicação e destrincham todos os compassos dos choros em questão.

Para os cada vez mais numerosos fanáticos (no melhor dos sentidos) pelo gênero instrumental, trata-se de um presentão - que, aliás, tem também um preço atrativo: R$ 50 pelo pacote. E, naturalmente, vai ser lançado com festa. Amanhã, dia do aniversário de Jacob, alguns dos maiores bandolinistas da atualidade estarão no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, para celebrar com improvisos e solos a nova publicação. Déo Rian, Joel Nascimento, Hamilton de Holanda, Izaías Bueno, Pedro Amorim e Ronaldo do Bandolim vão se apresentar acompanhados ora pelo Época de Ouro, conjunto fundado por Jacob, ora pelos playbacks - executados por feras como os violonistas Dino 7 Cordas, César Farias, pai de Paulinho da Viola, e Carlinhos Leite (os dois últimos também confirmaram presença no show). Aí vai o serviço:

Projeto Tocando com Jacob
Terça, 14 de fevereiro, 19h30
Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes
Preço: R$10 (há meia entrada para idosos e estudantes)
Ingressos antecipados: 2224-3602

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados