Raimundo Rodriguez - Um Artista Educador

foto: Sandra Moraes
Raimundo Rodriguez em exposição no SESC Niterói
1
luisa gomes cardoso · Rio de Janeiro, RJ
5/8/2010 · 3 · 2
 

Um artista o que se interessa pelo rejeito, pelo material desprezado, pelas sobras: este é o princípio básico de seu trabalho. Seu desafio sempre transformar algo que ninguém quer em objeto de desejo. Sua filosofia é tornar a dar vida ao que já está morto, é ressuscitá-lo, é proporcionar-lhe uma nova vida. No material totalmente desprezado é que ele percebe força e beleza. Dentro do lixo só o interessa o que não interessa a mais ninguém. Não interfere logo na peça, deixa que ela se apresente. Não quer, porém, mostrar-se panfletário no aproveitamento desse material. Tem uma firme posição filosófica sobre o assunto: não se envolve em disputas com ninguém na obtenção do material, não usa da violência da disputa. Para Raimundo, o objeto que porventura escolhe para levar a cabo sua missão, não muda, o que muda é a energia do mesmo. “Me interessam muito os objetos de força bruta para sacralizá-los: um carrinho de mão, uma ferramenta, um manequim de moda que transformo em anjo. Quero harmonizar objetos e materiais conflitantes.”
É tudo uma questão de latitude. Pode-se perceber, que, em seu trabalho, não se restringe à produção de telas e objetos escultóricos. Interage, continuamente, em sua vida, e através de sua criação, com seus semelhantes. Em seu trabalho, Raimundo ensina com eloqüência, que é possível harmonizar seu discurso com sua obra plástica, feita com os restos de uma sociedade consumista e, muitas vezes, perdulária. Há uma inequívoca coerência em sua atitude. Ele nos ensina que é possível evitar o desperdício e aproveitar o que é considerado imprestável para o uso, até mesmo para criar. Embora ele não tenha uma preocupação ecológica no que faz, é um ganho ambiental o que conseguimos com sua atuação. Percebe-se, sem sombra de dúvida, em seu caso, o significado social da obra de arte: ela trabalha continuamente na educação do espírito da época, pois traz à tona aquelas formas das quais se necessita. O artista, como educador, nos faz vislumbrar a atmosfera espiritual de que necessitamos.

extraído do texto original de
Amelia Zaluar


A exposição “Raimundo Rodriguez” pode ser vista no SESC - Niterói, de 03 a 28 de Agosto de 2010.
Visitação: de Terça a Sábado, das 08 às 17 horas
Classificação: Livre
Entrada Franca

Para saber mais sobre o artista e a exposição, acesse:
raimundorodriguez.blogspot.com

SESC - Niterói
Endereço: Rua Padre Anchieta, 56. Centro - Niterói - RJ

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cecília Rondon
 

Parabéns Raimundo,gde artista e educador de almas....

Cecília Rondon · Rio de Janeiro, RJ 15/8/2010 19:17
sua opinião: subir
luisa gomes cardoso
 

Exposição prorrogada até dia 10 de setembro.

luisa gomes cardoso · Rio de Janeiro, RJ 1/9/2010 15:54
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados