Helenice Bueno - Encantada ...

Helenice Bueno na Galeria Espaço Imaginário
Helenice Bueno - Encantada ...
1
luisa gomes cardoso · Rio de Janeiro, RJ
29/8/2010 · 2 · 0
 

Encantada é onde o olhar se perde em rasgante capturas distantes
Helenice Bueno


Dos chãos e paredes da galeria Espaço Imaginário, brotam as paisagens silvícolas da artista plástica Helenice Bueno. Sob efeito de um sutil encantamento com ares arcádicos e uma fragrância sedutora de canela, a artista nos convida a passear por jardins edênicos repletos de poesia. Através do registro fotográfico de uma instalação, Helenice Bueno nos coloca em contato com dez imagens extraídas de seu arquivo imagético pessoal. A natureza fotografada no Parque das Águas, em Caxambu, Minas Gerais, torna-se pano de fundo para um complexo jogo de imagens, onde espelhos são inseridos com a finalidade de capturar o público observador.

Canto I e Canto II são duas obras híbridas. Fotografias que se uniram à poesia, formando os delicados “foto-poemas”. Também de natureza arcádica, as imagens ilustram cenas do Jardim Botânico e redirecionam nosso olhar para dentro de imagens ontológicas que poderiam muito bem ter saído de dentro das “ninféias” de Monet. No entanto, a brasilidade se sobrepõe ao sentimento impressionista francês, fazendo com que as fantásticas vitórias-régias fotografadas e manipuladas digitalmente, viessem acompanhadas de poesias com temáticas indianistas, recontextualizando a famosa “Lenda da vitória-régia”.

Atados a parede repousam estáticos cinco cubos herméticos que guardam fotografias de pedaços de canela sobre tecido de mesma cor, abaixo deles, projeta-se um círculo abarrotado de paus de canela, que confere ao trabalho um tom misterioso, ritualístico e um aroma que além de seduzir, nos faz levitar.


Renata Gesomino
Doutoranda do Programa de pós-graduação em Artes Visuais, da UFRJ,
na linha de pesquisa de História e Crítica da Arte.


A exposição "Encantada é onde o olhar se perde em rasgante capturas distantes" de Helenice Bueno pode ser vista até dia 15 de Setembro de 2010, na Galeria Espaço Imaginário. De segunda a sexta, das 11 às 21 horas.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados