Lígia Teixeira apresenta a série “Os Colchões”, executada no ano de 2008, onde o observador é transportado para a condição de testemunha diante do impacto da presença improvável de pesados colchões, suspensos junto as paredes, castigados pelo tempo e pelo uso, onde é possível ver, entre os vestígios dramáticos residuais de corpos anônimos e das padronagens presentes no próprio tecido, manchas, rasgos, furos e muitas marcas de origens diversas que irão compor uma espécie de suporte para o registro, para a intervenção direta da artista, através da pintura de desenhos lineares ou mesmo na inscrição de frases intimistas, onde a questão da sedução, das relações amorosas e da solidão são colocadas em uma espécie de evidência onde o universo privado se torna público.
Como forma de continuar as pesquisas onde a artista busca cada vez mais sair dos suportes tradicionais da pintura, Lígia consegue de forma conceitual articular arte e vida, através da série de colchões e ainda exercitar o par: plástica e poética nos convidando também a revisitar a obra de artistas consagrados como Robert Rauschenberg e Hélio Oiticica.
A exposição pode ser vista até dia 10 de junho de 2010, na galeria Espaço Imaginário.
Texto de Renata Gesomino
doutoranda em História e Crítica da Arte pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ
Rio de Janeiro, maio de 2010
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!