O trabalho com objetos múltiplos constitui a primeira individual da artista e arte educadora Ana Ana, cuja base de atuação tem sido um Ciep em Magé, a partir do incentivo do também artista Deneir de Souza. Com a sua obra devidamente instalada na ampla sala do Espaço Imaginário, a artista nos convida a passear por uma sala onde inúmeros sinos se encontram suspensos por cordas em alturas diferentes, sugerindo uma ação participativa imediata do espectador. A obra se torna, sob esse ponto-de-vista, completa em termos audiovisuais, porque nos induz a caminhar por entre os sinos, aguçando nossa percepção do espaço e também nos fazendo perceber a peculiar taxonomia nos sinos presentes, ao passo que caminhamos para tocar estes sinos tão distintos entre si, ouvimos seus sons igualmente distintos. Há um diálogo entre a artista e a questão primordial de trabalhar diretamente com a modelagem em barro, que foi longamente conceituada na obra de artistas de peso como Celeida Tostes, uma das referências inegáveis no trabalho de Ana Ana, além da interatividade lúdica que nos convida de forma irresistÃvel a tocar os sinos e que pode ser compreendida também com uma referência direta a obra de vanguarda de Lygia Clark, onde o sentido tátil é trabalhado de forma intrigante e inovadora.
A exposição pode ser vista até dia 10 de junho de 2010, no Espaço Imaginário (Lapa - Rio de Janeiro). Mais fotos da exposição em Espaço Imaginario
Texto de Renata Gesomino
doutoranda em História e CrÃtica da Arte pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ
Rio de Janeiro, maio de 2010
Ana, seu trabalho é muito delicado. Parabéns! Abraço, Joelma.
JPD · Rio de Janeiro, RJ 7/6/2010 13:12Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!