Samuel D’Angelo e o Pra lá dos Mundéu

1
samueldangelo · Ouro Preto, MG
3/10/2007 · 10 · 1
 

O grupo é formado por Samuel D’Angelo (violão e vocal), Vladmir Cerqueira (baixo e a direção musical também é dele), Anderson Oliveira (violoncelo) e Moreno Teixeira (percussão), o grupo eletrizou o último Festival de Inverno de Ouro Preto, lotou o Vinnil Cultura Bar, famoso ponto de encontro da vida cultural de Belo Horizonte, terminando fevereiro deste ano com uma apresentação de sucesso no Sesc Pompéia, em São Paulo. Segundo o jornalista Celso Fonseca, gerente de conteúdo do Portal Terra, que escreveu crítica de música durante vários anos para IstoÉ, Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, “talvez seja pouco atribuir a esses quatro surpreendentes músicos o fato de que eles produzem a nova música mineira”. Para Fonseca, a música do grupo “tem um magnetismo raro, sedimentado numa sonoridade eloqüente, que faz com que vanguarda e tradição sejam irmãos de fé”. Celso afirma que “o quarteto cria um som de alma furiosa e em alguns momentos de um aconchego quase camerístico”, qualificando a voz de Samuel D’Angelo como a de “um espírito mineiro desafiador, que se move pelo anseio da liberdade” (veja, ao final deste texto, a íntegra da crítica de Celso Fonseca). Samuel D’Angelo tem clareza do que pretende. Ele afirma que está surgindo “uma nova vertente musical em Minas, uma renovação importante”. Para o líder do grupo, “Minas não é mais apenas o Clube da Esquina, apesar do indiscutível valor do que eles fizeram. O que estamos propondo é o início de uma nova idéia. Queremos acrescentar um novo estilo, voltado ao ‘naïf’, por meio do qual conversamos com diferentes tradições musicais”. Inspirados pela cultura regional de Minas, o grupo ultrapassou o mero regionalismo, criando uma linguagem universal, capaz de dialogar com a tradição dos antigos menestréis, com a poesia de Marília e Dirceu, mas aberto à linguagem contemporânea, disposto a falar com o mundo.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Andre Pessego
 

Samuca,
tive um colega de infância, final da década de 1950, o grande samuca.
Li teus quatro textos, por falta de tempo deixo recado só neste. (não conseguir ouvi a musíca, não sei porque)
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 5/10/2007 08:00
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados