TEDxBeloHorizonte: histórias que mudam o mundo

1
chsalgado · Belo Horizonte, MG
11/5/2012 · 0 · 0
 

Horizonte. 1. Espaço terrestre que a vista abrange (horizonte sensível). 2. Círculo máximo da esfera (perpendicular ao diâmetro que passa pelo ponto em que está o observador). [também chamado de horizonte racional]. 3. [figurado] Linha que termina o céu de um quadrado; perspectiva. 4. Futuro. Destino. (dicionário Priberam).

Expandir. 1. Dilatar, estender. 2. Derramar, difundir. 3. Expor com fraqueza. 4. Desabafar. 5. Ir mais longe. 6. Prolongar-se. (dicionário Priberam).

Duas palavras que oferecem diferentes significados em cada contexto aplicado. Juntas assumem um conceito poderoso, que coloca o presente em perspectiva e expõe a fragilidade das relações entre as pessoas. Que direciona o olhar para o amanhã e ousa avaliar o impacto global que aponta o destino do mundo.

Como você quer reverberar no futuro as ações do presente? Que qualidade de vida você deseja para seus filhos, netos, bisnetos? O que você faz para concretizar seus anseios? Quanto tempo você acha que tem para fazer a diferença?

Sob o tema “Expandindo Horizontes” o TEDxBeloHorizonte, evento que será realizado no próximo dia 12 de maio, a partir das 08h no CentoeQuatro, faz um convite para que todos tornem-se observadores de grandes ideias que precisam ser conhecidas, absorvidas e espalhadas.

Realizado pelo Instituto Artivisão e licenciado pelo TED – Technology, Entertainment and Design – organização internacional que reúne pensadores, realizadores e personalidades para dividir histórias que mudaram suas vidas e que merecem ser difundidas, o TEDxBeloHorizonte segue o modelo de relatos curtos, máximo de 18 minutos, e falas apaixonantes. As apresentações serão verdadeiras perfomances que agregam o objetivo de explorar e fortalecer o relacionamento do Brasil com outros países, ao reunir mentes brilhantes em torno de assuntos que abordam o futuro comum, e como o Brasil se integra em um mundo cada vez mais independente, virtual e globalizado.

O Espaço

Nada no TEDxBeloHorizonte segue o acaso. A escolha do local de realização, dos palestrantes, do público, dos parceiros e apoiadores, tudo tem sido minuciosamente pensado para refletir os valores do evento.
Pelo seu contexto histórico e excelente localização, a parceria com o CentoeQuatro foi uma escolha natural. Apresentar o TEDxBeloHorizonte para o mundo no prédio que foi considerado a primeira grande indústria da capital, antiga Companhia Industrial Belo Horizonte, e agora tornou-se espaço cultural e patrimônio tombado nas esferas municipal e estadual, é a personificação exata que o tema “Expandindo Horizontes” quer abordar.

Nesse contexto, ter o local do evento como personagem exige um cuidado especial. Para isso Zoë Melo, ex-modelo e designer mineira que atua no cenário internacional com sua empresa – a TOUCH, que tem sede em Los Angeles e desenvolve, comercializa e promove projetos de design social e sustentável – foi convidada para assumir toda a concepção espacial do evento e oferecer uma ambientação que proporcione ao participante uma verdadeira experiência estética e conceitual. Respaldada por uma equipe de designers e arquitetos de Belo Horizonte, Zoë promete traduzir para o cenário os valores de sustentabilidade, consciência ambiental e mobilidade através da parceria com a ASMARE – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – e da utilização dos próprios objetos e mobiliários existentes no CentoeQuatro.

O espaço vai contemplar também a exposição fotográfica “Meu Morro, Meu Olhar” do projeto “Olhar Coletivo” que tem por objetivo apoiar e divulgar propostas que utilizam a imagem como vetor para promoção da inclusão social. Outros projetos vão ocupar também o CentoeQuatro no dia 12, como o ASAS – Artesanato Solidário do Aglomerado da Serra, representando o potencial local de se expandir pelo mundo.

A Curadoria

O TEDxBeloHorizonte propôs como missão encontrar palestrantes que possuam formas surpreendentes de pensar e discutir temas de extrema importância, mas que podem soar cansativos e desgastados aos ouvidos menos atentos. Nesse caminho, foram encontradas pessoas incríveis, como Eloan Pinheiro, Chefe Almir Suruí, Rebecca Moore, Christopher Howe, Ângelo Augusto dos Santos, Roberto Andrés e outros, que estão fazendo coisas sensacionais pelo mundo e merecem ser ouvidas de forma que suas ideias ecoem da forma mais abrangente e duradoura possível. Estes nomes serão apresentados aos pouquinhos, de agora até o dia do evento, para que todos tenham tempo de buscar e conhecer cada palestrante.

O mesmo cuidado será dedicado à curadoria do público. Serão selecionadas 400 pessoas que, mais do que se sentirem convencidas pelas ideias apresentadas, possuem a disposição para deslocar o olhar e pensar sobre os assuntos de uma forma como nunca haviam feito antes. Pessoas que sejam interessadas, engajadas, atuantes, multiplicadoras e, principalmente, que estejam dispostas a olhar o mundo de forma sistêmica, partindo de um olhar para dentro.

Um diferencial dessa edição é a diversificação do público, com oferta de bolsas para projetos sociais e comunidades das periferias de Belo Horizonte, também em processo de seleção, através de representantes articulados, pois ideias inspiradoras tem o poder de tocar a todos, sem seleção de idade, gênero ou origem social.

Companheiros TEDxBeloHorizonte

Por fim, o TEDxBeloHorizonte vai selecionar também três companheiros que desenvolvam, idealizem ou participem de projetos inspiradores que terão o espaço de até 3 minutos cada para apresentar sua ideia e aproveitar a oportunidade que o evento oferece de criar redes com um público especialmente selecionado.

Rotas Alternativas

O TEDxBeloHorizonte propõe que você vivencie uma nova experiência já no caminho para o evento. Foi firmada uma parceria com uma assessoria esportiva que desenvolveu rotas alternativas para quem quiser chegar à pé ou de bicicleta ao local do evento. Será um movimento sem carros e uma primeira ação de socialização entre o público do evento no caminho até o CentoeQuatro. Para isso será criado um estacionamento de bicicletas em frente ao espaço do evento. Vale ressaltar que o percurso previsto inclui tanto a ida quanto a volta.

A PÉ

O percurso todo terá 3,3km e sairá às 7:00hs da Praça da Savassi, onde estarão dois monitores uniformizados e identificados. Acompanhe o trajeto:
- 7:00h Praça da Savassi
- 7:15h Praça da Liberdade
- 7:30h Entrada do Parque Municipal
- 7:50h Práca da Estação (encontro com os ciclístas)

Confira o link do roteiro no google: http://g.co/maps/xyh39

DE BICICLETA

No roteiro de bicicleta, será utilizada a ciclovia da Savassi saindo às 7h15 da Rua Professor Moraes com Avenida do Contorno (início da ciclovia). O caminho segue até a Avenida dos Andradas, próximo ao Boulevard Shopping, quando passarão a seguir com o apoio da BHTRANS pela Via Expressa até o CentoeQuatro. Quatro ciclistas experientes, uniformizados e identificados ficarão responsáveis pela segurança do grupo.

Confira o link da rota cicloviária que foi criado com dicas especiais e atrativas para o percurso: http://g.co/maps/2kvy2

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados