Todo mundo pode publicar sua histórias!

Divulgação
Bookmakers Editora
1
Cida Fernandes RJ · Rio de Janeiro, RJ
30/3/2012 · 3 · 0
 

BOOKMAKERS Editora – Um novo modelo para publicar suas histórias

Com os formatos propostos por novas editoras, como a Bookmakers, transformar o sonho de publicar seu livro está cada vez mais fácil, mas é preciso escolher uma empresa onde haja dedicação e profissionalismo, aliados às técnicas de produção mais avançadas. Tendo este diferencial como base, o escritor, tradutor e editor Carlos Irineu lançou a Bookmakers Editora em setembro de 2011. Além dos escritores já profissionais, a editora abraça também os autores que desejam iniciar uma trajetória literária, ou que apenas desejam lançar um livro. Com uma equipe de profissionais que a torna completamente distinta de uma gráfica ou prestadora de serviços, os autores contam com edição, revisão, diagramação, produção, distribuição, divulgação, assessoria jurídica. Contam, sobretudo, com a experiência de quem entende da arte de escrever e do mercado de livros.


A Bookmakers é fruto de duas décadas de experiência no mercado editorial.

Formado em Literatura pela PUC-RJ, com mestrado na mesma universidade, Carlos Irineu, com 5 livros publicados, é um amante da leitura e do ato de escrever. Após 20 anos atuando no mercado editorial, em diversas funções – fundou a Revista 34, foi colaborador da Revista PaLavra, traduziu mais de 50 livros e foi editor da Sextante – viu que era hora de lutar para que os autores tivessem um acesso mais amplo e mais rápido ao mercado. Para isto criou a Bookmakers Editora, pensada para um mundo conectado em rede, atenta a novos modelos de negócios e com disposição para mudar parte das regras de mercado.

Praticamente todos que desejam lançar um livro podem fazê-lo pela Bookmakers, usando um modelo de co-edição onde o autor participa de todas as etapas. A diferença do “modelo tradicional” é que, nesse “novo modelo”, o autor tem um controle muito maior sobre seu texto e sobre o resultado final. Ele participa de todas as etapas, mas há um editor disponível para conversar sobre o projeto do livro e elaborar, com o autor, um projeto editorial, que envolve coisas aparentemente simples, mas importantes, como a escolha do tamanho do livro, o tipo de papel, a capa e o título. Há uma equipe para executar todas as fases de produção, e uma rede de colaboradores adicionais que podem ser chamados para o projeto – ilustradores, capistas, tradutores, advogados – para apoiar o autor em todas as etapas da criação de seu livro. O autor arca com os custos, porém conta com uma infraestrutura focada em seu livro e pronta a ouvi-lo, ao contrário da estrutura mais rígida e formal adotada pelas editoras tradicionais. Na fase final, o preço de venda do livro é calculado com cuidado, para aumentar os ganhos do autor sem tornar o livro caro para os leitores, essenciais. Além disso, por valorizar o autor, a Bookmakers paga o dobro dos royalties sobre vendas, em relação aos valores tradicionais de mercado.

_ É a realização do desejo de criar um novo modelo de editora, rápido, simples, livre e voltado para o autor. Nosso compromisso é o de fornecer uma opção acessível, mas séria e de alta qualidade, com bom atendimento de ponta a ponta e profissionais muito qualificados, para todos os escritores que busquem uma excelente qualidade editorial, diz Carlos Irineu.

Carlos acredita que uma editora existe para ajudar os autores a criar e transformar em realidade – impressa, ou como livro digital - ideias e paixões. "Todo aquele que traz dentro de si a vontade e a coragem para criar um livro deve ser capaz de transformar vontade e ideias em livros para compartilhá-las com os amigos, leitores e outros autores”, diz.

Há um pequeno grupo de novas editoras com intenções semelhantes, igualmente atentas às novas tecnologias e às transformações pelas quais o mercado editorial tem passado. Carlos Irineu acredita que o modelo editorial de co-edição, onde os custos de produção são financiados pelo autor, que participa das decisões, mas também dos riscos, é um negócio promissor, e deseja, com esta iniciativa, criar novas oportunidades para os escritores brasileiros.

www.bookmakerseditora.com.br

--


compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados