Documentário “Sapucaia” é selecionado para a Vª Mostra Cinema e R

de 24/9 a 07/10 · São José dos Campos, SP
Jequitibá Cultural
Sílvia Bigareli observa frutos da Sapucaia durante gravação
1
M. Cintrão · Campo Grande, MS
19/8/2007 · 53 · 0
 

O vídeo-documentário "Sapucaia", de Jacareí, foi selecionado para exibição durante a Vª Mostra Cinema e Religião, que acontecerá no Centro Cultural São Paulo entre 24 de setembro e 07 de outubro.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Centro Cultural São Paulo e da 8U Produtora e Distribuidora, a Vª Mostra conta com os apoios da AF Cinema e Vídeo, Cinemateca Brasileira, Cinemateca da Embaixada da França, dos consulados do Canadá, Costa Rica e Japão em São Paulo, Ellis Entertainment Corporation, Fundação São Pedro - Lynxfilm, Goethe Institut, Projeto Vídeo Nas Aldeias, Ruth Diskin Films e Sheherazad Media International (SMI).

“Em 2007, com o tema ‘Ritos de Passagem: nascer, viver e morrer’, teremos num primeiro momento mais literal uma cinematografia que trata dos ritos de passagem das várias etapas que compõem uma vida comum: batismo para nascimento e entrada na religião, de maioridade quando da passagem de rapazes e moças para a condição de adultos, iniciáticos para os que entram na vida religiosa como sacerdotes, finalizando com os de morte, quando deste último ritual de uma vida humana.”, afirma o curador da Mostra, César Augusto Sartorelli, que é Mestre em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo e trabalha com gestão cultural e curadoria desde 1986.

De acordo com ele, nesta linhagem dos grandes ritos de passagem, acontecerão dois encontros em forma de palestras: um explicando suas características na tradição judaica e outro, na muçulmana. “Num segundo momento, a questão da passagem e dos ritos caminha para um sentido mais ordinário, da marcação de um tempo menor, que é o mote de uma infinidade de ritos que permeiam o dia a dia de toda tradição religiosa: a Missa a cada 7 dias dos cristãos, o Shabat, as 5 orações diárias do Islamismo, etc.”, informa o gestor cultural.

As religiosidades africana, afro-brasileira e indígena estarão em destaque este ano, através de filmes franceses, alemães e produzidos pelos próprios indígenas, como o documentário “Wai’a Rini: O Poder do Sonho”, do xavante Divino Tserewahu. Entre os demais destaques estão o jacareiense “Sapucaia” de Sílvia Bigareli e Victor Menezes, o documentário Dança das Cabaças - Exu no, de Kiko Dinucci, o inédito e autoral Le Totem Étranglée, de Artur Matuck e Rudi Anker, e a exibição de 3 filmes que participaram da edição de 2006 da mostra de Cinema e Religião Religion Today, que se realiza em Trento Itália.

Vídeo-documentário Sapucaia

Produzido pela Jequitibá Cultural com o patrocínio da NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí, o vídeo-documentário “Sapucaia” será exibido na Vª Mostra no dia 05 de outubro. Produzido ao longo de 2006 pela Jequitibá Cultural e finalizado no primeiro bimestre deste ano, com direção geral da produtora e agente cultural Sílvia Bigareli, o vídeo tem apoio da Prefeitura de Jacareí e da Fundação Cultural Jacarehy “José Maria de Abreu”.

Doutoranda em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), mestre em Multimeios (Cinema, Instituto de Artes da Unicamp) e especialista em Arte Educação (ECA – USP), Bigareli buscou construir em “Sapucaia” uma linguagem poética, mesclando textos visuais, sonoros e com o objetivo geral de documentar significativos aspectos do patrimônio cultural da região.

“A proposta foi focar a intervenção humana através de exemplares da cultura material (objetos utilitários, por exemplo) utilizando registros arqueológicos de cerâmica indígena como elo temporal, conceitual e metafórico ao longo do documentário” afirma Sílvia Bigareli.

onde fica
O Centro Cultural São Paulo situa-se à Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, próximo à estação Vergueiro da Linha Norte-Sul do Metrô
quando ir
24/9/2007 a 07/10/2007
website
http://www.mostradecinemaereligiao.com.br/

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados