Ninja Gaiden Sigma

Divulgação
1
Andersehen · Uberlândia, MG
4/10/2006 · 11 · 1
 

Sobre a obra

Um dos melhores títulos do Microsoft Xbox, Ninja Gaiden, está vindo para o console de nova geração da Sony, o PlayStation 3. O game promete ser uma versão mais completa da aventura de Ryu Hayabusa, com gameplay mais intenso, novos movimentos, manobras, inimigos, personagens, ambientes e armas. Confira nosso Preview sobre o game.

Ninja Gaiden Sigma
Distribuidora: Tecmo
Desenvolvedora: Team Ninja
Lançamento: 2007 (JP)

por Kazin Mage

RYU HAYABUSA: versão arcade do primeiro game, saudades dos fãs da era 8-bits.

A primeira aventura de Ryu Hayabusa, protagonista da série Ninja Gaiden, foi num arcade antigo de 1988, um dos jogos de plataforma mais divertidos da história — pelo menos na humilde opinião deste que aqui escreve. Foi naquele mesmo ano, quando floresciam os videogames com processadores 8-bit, que surgiram também as versões domésticas para os sistemas NES (Famicom) e Sega Master System, que eram bastante similares à versão original dos arcades. Posteriormente, a série ganhou duas seqüências no NES, “Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos†e “Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doomâ€, grandes games, que davam seguimento ao original, formando uma inesquecível trilogia, lá pelos anos 1990 e 1991. Ainda em 1991, a Tecmo também lançava “Ninja Gaiden Shadowâ€, no saudoso portátil Nintendo Game Boy. A partir daí, as aparições futuras do ninja Ryu Hayabusa foi como lutador dos jogos de luta da série Dead or Alive, lançados, além das versões em arcade, nas plataformas domésticas Sony PlayStation, Sega Saturn, Dreamcast, PlayStation 2, e Xbox.

Mas a época que corresponde ao auge da série ocorreu mesmo nos tempos de 8-bit, mais especificamente no Nintendo Entertainment System (NES), saudoso videogame da Nintendo, feliz de quem já teve um, graças a um desafiador e viciante gameplay no estilo “action-platform†— sinto falta de jogos assim nos videogames de hoje –, trilha sonora atraente e o inesquecível uso de “cutscenes†cinematográficas que iam desvelando o enredo do game. A trilogia dos 8-bits chegou até mesmo a ser ressuscitada alguns anos depois, no Super Nintendo, videogame de 16-bits, sucessor do NES/Famicom, em 1995.

Nesta geração de videogames que vai chegando ao fim, após longa e feroz luta entre as três empresas que aí estão, Ninja Gaiden reapareceu num game inédito, de ação tridimensional, bem diferente das antigas aventuras de Ryu, no console Microsoft Xbox, desenvolvido pela divisão Team Ninja da Tecmo (dos mesmos criadores de Dead or Alive). Infelizmente, a natureza antiga e clássica das aventuras de Ryu Hayabusa, de plataforma lateral, dificuldade elevada, estimulante, foi totalmente deixada de lado, esquecida pela Tecmo. Nada contra a série Ninja Gaiden que estamos vendo hoje, mas bem que a Tecmo podia lançar também um remake ou versão de plataforma para um desses portáteis que estão no mercado, ressuscitando a velha fórmula lateral do Ninja Gaiden. Eu ficaria muito feliz se fizessem algo assim, mas, como o gênero plataforma está em baixa, agonizando nos videogames de hoje, vou esperar sentado…

Embora muitíssimo diferente de suas saudosas versões de 8-bits, o Ninja Gaiden do Xbox ainda pode ser considerado um dos melhores games de ação já feitos, talvez o action-game mais próximo do que se pode chamar de perfeito.

Leia mais no site da Gamehall.

compartilhe



informações

Autoria
Kazin Mage
Downloads
347 downloads

comentários feed

+ comentar
Saulo Frauches
 

Oi Andersehen,
Poxa, eu ADORO Ninja Gaiden - já quase quebrei muito controle de Phantom System por causa da segunda versão do game -, curti a dica, mas só achei ela deslocada da proposta do banco de cultura.

O banco é mais para a divulgação de produtos culturais, como uma foto, um filme, uma música ou um texto acadêmico, por exemplo. E teria que ser algo feito por você ou autorizado para que você postasse - não valeria, outro exemplo, colocar um hit de gravadora protegido por direito autoral ou um vídeo desse jogaço da Tecmo que você citou.

Se a sua proposta for divulgar um site nacional sobre games - e eu acho isso muito válido! -, minha sugestão é fazer um texto sobre o GameHall para a seção guia - dizendo o que há de maneiro no site e porque vale a pena visitá-lo. No guia vale citar eventos ou coisas atemporais, como um ponto turístico tradicional, uma festa anual ou um site/blog bacana.

Bom, é isso. Escrevi faz um tempinho uma matéria sobre fan-games, se quiser dá uma passada lá. Aceito sugestões de games hehehehe

grande abs!!!!

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 2/10/2006 20:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
jpg, 37 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados