Patrimônio histórico esquecido
Na Rua D. Pedro II existe até hoje casas que foram construídas pela ferrovia para abrigar funcionários que cuidavam da Estação. São todas iguais e geminadas. Não poderiam estar tão bem localizadas, em frente ao correio, próximas ao mercado municipal, a praça XV, enfim outro conjunto importante da nossa história.
Muita coisa mudou a paisagem urbana não é a mesma; onde estava o antigo supermercado pão de açúcar (hoje, edifício da prefeitura) abrigava um estacionamento de antigas caminhonetes, o viaduto, o SESI (oferecia serviços de saúde) e o correio, claro. Todos sabem disso, os edifícios ainda existem. Para que ficar repetindo o óbvio, pode-se tentar saber o que pensam os proprietários a respeito dessas casas e claro o futuro das mesmas, é muito inteligente. O que pretende a Ferroban? Não justo deixar tudo acabar, deixar que ocorra o mesmo com a linda mansão (residência do Dr. Castro Gonçalves) que existia no lugar da sede da telefônica hoje.
Por que a população não opina ou não pode participar?
Por que as autoridades não ouvem primeiro a população? Quais são as prioridades? Sabemos que Patrimônio Histórico ficaria por último, mas nunca esquecido. Tem muitos edifícios interessantes em Americana que não podem ser demolidos, jamais.
Podem-se citar muitos como o antigo grupo escolar Dr. Heitor Penteado, hoje museu. A nossa Igreja Velha é bela para nós Americanenses que nascemos aqui. Bem como nossa Igreja Matriz Nova; os antigos salões da Rua Doze de Novembro e sem deixar de esquecer, claro o sobrado na mesma Rua, esquema com a Rua Ipiranga, a Praça Comendador Muller e muito mais. Vocês sabiam que ali podiriamos dizer que uma pequena célula de uma pequena Vila Operária também existiu? Com as casas em sua volta. È, realmente há muito que dizer e fazer, não há dúvida, devagar se chega longe, com propostas e soluções interessantes. E o Conselho que diz de tudo isso? . Um estudo deve ser feito, num primeiro momento, no Bairro Girassol. Devemos eleger os imóveis que representam importância histórica para a cidade e dentro do plano diretor, criar regras para reformas. Esses mecanismos já deviam fazer parte da rotina da cidade. Em caráter de urgência, as casas da Rua D. Pedro (Ferroban), sobrado situado na Rua Doze de Novembro esquina com Rua Ipiranga, Colégio Divino Salvador, Praça Divino Salvador, devem ter seus processos de Tombamento protocolados em caráter de urgência. E se não fizermos nada pelo que restou, Americana não terá mais nada para contar,
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!