Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro 2014

Divulgação
Coiteiros de Paixões, um dos espetáculos adultos do festival
1
Dramaturgia · São Paulo, SP
3/10/2014 · 0 · 0
 

A partir do dia 7 de Outubro, as ondas do mar de Copacabana ganharão concorrência na atenção dos cariocas: é a décima segunda edição do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, que chega ao palco do histórico Teatro Princesa Isabel, com doze espetáculos adultos e oito infantis. A direção-geral e curadoria é do produtor cultural Eduardo Marins e o evento é apresentado pela Araujo Abreu, empresa que patrocina o festival pelo segundo ano consecutivo e marca presença no cenário artístico brasileiro ao investir e dar oportunidade aos novos talentos.

Programação

Em 2014, a programação do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro aposta em novos grupos da capital fluminense e adjacências, com especial enfoque em realizações provenientes da periferia carioca. São grupos de comunidades carentes que mostram a força social da arte. Entre eles estão o Grupo Arte Em Alta, da Cidade Alta, Cordovil, com “Um Olhar Carioca” (08/10); Em Cena SESI, de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, com “Procura-se Uma Rosa” (09/10); e o Grupo Manguinhos Em Cena, que apresentará “Sintonia Suburbana” (14/10), texto criado colaborativamente com Renata Mizrahi (dramaturga premiada da nova geração carioca).

Companhias de outros bairros e históricos também participam do festival com textos originais como “A Guerra dos Sexos” (15/10), da Cia. de Teatro Barquinhos de Papel; “Móveis Imóveis” (23/10) do Grupo Cuidado Que Quebra; e “Eva360” (30/10) do Serragem - Núcleo de Investigação Cênica. A dramaturgia célebre ficará por conta das montagens de “A Casa de Bernarda Alba” (16/10), do espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936), pela Cia. Teatro Vivo e “A Dama de Copas e O Rei de Cubas” (28/10), do brasileiro Timochenco Wehbi (1943-1986). Na programação infantil também surgem autores clássicos em "O Sonho de Alice" (12/10), do Grupo Semearte, inspirado no inglês Lewis Carroll (1832-1898) e "O Novo Peter Pan" (01/11), do Grupo Vamos Fazer Arte, a partir do escocês J. M. Barrie (1860 - 1937).

Troféu Arlequim

A comissão julgadora desta edição será formada pelo dramaturgo, diretor e crítico de teatro Lucianno Maza, o diretor e ator Claudio Handrey e os atores e produtores Claudio Melo, Denise Zuzianne, Bruna Campello e José Eudes. O juri vai eleger os ganhadores do Troféu Arlequim, premiação do festival, em categorias como atores protagonistas e coadjuvantes, diretores, cenógrafos, figurinistas e iluminadores, além dos melhores espetáculos adulto e infantil, que também ganharão uma temporada com todas as despesas pagas na programação de teatro profissional do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação ocorrerá na semana seguinte ao encerramento da programação e será apresentada pela atriz e jurada do festival Denise Zuzianne e o ator Fernando Reski.

Ao longo da História, o Troféu Arlequim já foi concedido a inúmeros novos talentos e também a nomes consagrados como Camilla Amado que participou deste festival, assim como Aderbal Freire-Filho, Lázaro Ramos, Luiz Carlos Maciel e Lionel Fischer. Entre os espetáculos ganhadores dos últimos anos, nota-se uma grande diversidade, como o vencedor de 2013: “Brainstorming Anônimos”, uma comédia metateatral escrita por uma nova dramaturga (Carla Vilardi) e voltada ao público jovem; ou o escolhido em 2012, “Uma História Oficial”, pesquisa de um grupo (Cia. Cortejo; Rodrigo Portella) a partir da América Latina e que, após participar do festival, foi indicada ao Prêmio Shell; e ainda uma montagem do clássico brasileiro “Álbum de Família” (Cia. Guerreiro; Jorge Farjalla) de Nelson Rodrigues em 2011.

onde fica
Teatro Princesa Isabel. Palco de "Roda Viva" de Chico Buarque e José Celso Martinez Correa, um marco na História do teatro brasileiro e na luta contra a ditadura militar. No mesmo teatro apresentaram-se nomes como Marília Pera, Jô Soares, Procópio Ferreira, Jardel Filho, Francisco Milani e Millôr Fernandes.
por que ir
Para conhecer o trabalho inovador de grupos jovens que se dedicam a pesquisar os mais diferentes temas e gêneros teatrais.
quando ir
De 7 de Outubro a 2 de Novembro. Às terças, quartas e quintas, às 21h, é a programação adulta. Já aos sábados e domingos, às 17h, é a vez da programação infantil.
quem vai
Interessados em cultura em geral. Jovens de todas as áreas da cidade do Rio de Janeiro, terceira idade, trabalhadores e estudantes de ensino médio e superior.
quanto custa
R$ 30,00 para o público geral e R$ 15,00 para estudantes, professores, artistas com DRT e maiores de 60 anos. Também é possível comprar antecipadamente com um dos grupos participantes e pagar o valor mais baixo.
website
www.teatrofest.com

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados