Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

PARQUE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - No meio do mato no meio da cidade.

JEAN OEKSLER
A portaria é o último sinal de civilização antes da entrada no parque.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
27/7/2007 · 103 · 1
 

PARQUE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O Vale do Itajaí é, em sua grande maioria, arborizado, e isso é fácil perceber. As cidades cresceram em torno dos morros, que permaneceram praticamente intactos ou voltaram a ser preservados de vinte anos para cá. Acontece que praticamente não se tem acesso a esses lugares verdes: seja pelo difícil acesso, seja por ser área privada e, portanto, proibitiva de visitas. No centro de Blumenau, por exemplo, há vários desses lugares que chamam a atenção.

Como já aconteceu – e ainda acontece – o Parque São Francisco surgiu de um acordo da prefeitura com a iniciativa privada: “vocês querem construir numa área de preservação, tudo bem! E o que ganhamos em troca?” Ganhamos um parque ecológico de preservação e aberto a visitas bem no centro da cidade.

O Parque São Francisco é um recorte de densa Mata Atlântica. Com sua entrada nos fundos do maior shopping de Blumenau, o Parque – com sua área de 230.000m² - nos reserva a possibilidade de avistarmos espécies de animais silvestres a dois passos dos carros e da fumaça: são cutias aos montes, tucanos à vista, tatus assustados, araras, aracuãs, saíras, sabiás...

O que mais se recomenda quando da entrada no Parque é justamente silêncio. Dessa forma, os animais que já estão acostumados com a presença das pessoas sentem-se à vontade para comer perto dos visitantes (não a comida dos visitantes, claro). Da mesma forma como as aves chegam mais perto do chão e pode-se observá-las e fotografá-las.

Desde a portaria do Parque, placas de sinalização nos indicam os caminhos para as trilhas (do Tucano, do Tatu, da Cutia) e mostram detalhes das 174 espécies de árvores, 122 espécies de aves e dos demais bichanos que trafegam livremente pela área arborizada. Por se tratar de um parque municipal, o São Francisco ainda conta com um educador à disposição de visitantes, bem como estrutura para alunos (um pequeno auditório) e material informativo. Tão preservada é a área que muitos pesquisadores visitam o parque para pesquisá-lo. Para isso, o São Francisco conta com dois alojamentos.

Sem dúvida que o Vale do Itajaí é mesmo uma região preservada. Mas olhar o verde de longe, de baixo, não faz o menor sentido. Pelo menos, não depois de se ter acesso e passar uma tarde dentro de um parque tão bem cuidado – e que procura muito bem cuidar do meio-ambiente – como o Parque São Francisco de Assis.

onde fica
Local:
Rua Ingo Hering, s/n - Centro (fundos do Shopping Neumarkt)



por que ir
Primeiro, por se tratar de uma área de real preservação ambiental, mata virgem mesmo. Depois, pela estrutura do parque, que garante segurança e diversão.

Além do mais, é uma ótima forma de ver animais silvestres de verdade sem que para isso tenha de se ir ao zoológico, onde os bichinhos estão presos e infelizes.
quando ir
Horários de visitação:

Todos os dias das 08 às 17:00 horas, exceto em dias de chuva e no dia posterior a ela.

Visitas com grupos de estudantes devem ser agendadas previamente.
quem vai
Estudantes, pesquisadores e pessoas em geral que queiram conhecer ou curtir a floresta como ela é.
quanto custa
Entrada gratuita
website
http://www.blumenauonline.com.br/
contato
47 3222-2137

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

deve ser um parque muito legal de se visitar!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 27/7/2007 17:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados