Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência promove evento simultâneo em mais de 300 cidades do mundo
Ato marca 64 anos da bomba de Hiroshima e Recife é uma das cidades a promover eventos de Lembrança à s vÃtimas da explosão nuclear. Brasileiro representará o PaÃs em Hiroshima, no Japão.
Dia 06 de agosto, data que marca os 64 anos da explosão de bomba de Hiroshima, os integrantes da Marcha Mundial pela Paz e Não Violência promoverão uma ação
conjunta em mais de 300 cidades do mundo. Em Recife, as atividades destacaram uma das grandes bandeiras do movimento: Desarmamento Nuclear.
A programação dos eventos na cidade do Recife será marcada por uma intervenção na tradicional Terça Negra, dia 04/08, à s 20h, Pátio de São Pedro. No dia 06/08, quinta-feira, das 10 à s 12h, será realizada uma oficina com vÃdeos e debates na Escola Municipal São Cristóvão, no bairro de Guabiraba. Finalizando as atividades acontecerá no sábado, dia 08/08, o show “Repúdio Atômicoâ€, onde haverá exibição de vÃdeos e apresentação de 06 bandas de hard core, no Recife Antigo, Varanda do Matuto, na Rua Tomazina.
Durante a campanha da Marcha Mundial, além de centenas de iniciativas promovidas nos mais de 120 paÃses mobilizados, uma equipe internacional fará uma marcha ao redor do mundo que sairá da Nova Zelândia no dia 02 de outubro de 2009, passará por todos os continentes e se encerrará, no dia 02 de janeiro de 2010, em Punta de Vacas, aos Pés do Aconcágua.
A porta-voz da Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência em Pernambuco comenta sobre a receptividade do povo pernambucano à iniciativa, “No estado de Pernambuco em todas as cidades em que temos apresentado a Marcha Mundial, pessoas, organizações da sociedade civil, prefeituras e departamentos governamentais tem manifestado a satisfação em fazer parte dessa grande campanha global pelo desarmamento nuclear. O que nos dá a certeza que é um clamor do povo pernambucano†afirma Cristiane Prudenciano.
A Marcha agrega uma série de ONGs, organismos sociais e de governo, personalidades - entre elas o cineasta Pedro Almodóvar, os escritores José Saramago e Eduardo Galeano, pensador Noam Chomsky, os presidentes Michelle Bachelet (Chile),Evo Morales (BolÃvia), Rafael Correa (Equador), a atriz Penélope Cruz, o medalhista de ouro olÃmpico, Rogério Sampaio e demais personalidades. Em Pernambuco, o escritor Ariano Suassuna, o presidente da OAB/PE Jayme Asfora, a coquista Beth de Oxum, o ativista de direitos humanos Marcelo Santa Cruz , o cantor Caniball entre outros.
Além disso haverá o brasileiro Alexandre Sammogini, um jornalista de 35 anos descendente de japoneses, viaja a Hiroshima, como participante de um seleto grupo de convidados especiais da prefeitura da cidade para a homenagem anual à s vÃtimas da bomba atômica, à s 8:38 da manhã do dia 06 de agosto. Ele representa o Brasil na comitiva da Marcha Mundial pela Paz e Não-violência. Ele também participará, em Nagasaki, entre 07 e 10 de agosto, da assembléia anual da organização Prefeitos pela Paz, que congrega hoje mais de 3 mil prefeitos de cidades em todos os continentes, com o objetivo de conseguir o fim das armas nucleares até 2020, por meio da adesão de polÃticos ao chamado Protocolo de Hiroshima e Nagasaki. O encontro é considerado uma das iniciativas mais importantes de preparação para a Conferência da ONU de revisão do Tratado de Não-proliferação de Armas Nucleares, que acontecerá em maio do ano que vem.
“Esse tratado não está sendo cumprido e tem uma série de problemas, como o de deixar de fora paÃses como os EUA e a Coréia do Norte, por exemplo. Por isso é que nós, da Marcha Mundial, encampamos a adesão do Protocolo de Hiroshima e Nagasaki no nosso leque de atividades. E vamos aproveitar o dia 06 de agosto para divulgar o documento nas homenagens que a Marcha está realizando em mais de 300 capitais e grandes cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Canoas, só para citar algumas brasileirasâ€, explica Sammogini.
Entre os principais polÃticos que já aderiram à Marcha Mundial e os que já receberam o convite de adesão e/ou analisam o texto do Protocolo estão o presidente Lula, os governadores José Serra (SP) e Eduardo Campos (PE), os prefeitos José Fogaça (Porto Alegre), Renildo Calheiros (Olinda), João da Costa (Recife), Marcelo Candido (Suzano), Cido Sério (Araçatuba), e o deputado estadual (SP) José Cândido, presidente da comissão parlamentar de Direitos Humanos da ALESP.
Mais informações:
Cristiane Prudenciano – 81 9257- 6817
portavoz.pe@marchamundial.org.br
cricaprudenciano@gmail.com
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!