"A Melhor Maneira de prevêr o Mundo é criá-lo"
A frase acima é de autoria de Peter Drucker, o papa da administração. A ideia central é o papel de sujeito ativo (protagonista) que o empreendedor desempenha frente ao mercado em que atua, seja no microambiente (colaboradores, fornecedores, distribuidores ,concorrentes ou clientes ) ou no macroambiente ( sociedade, polÃtica, economia, tecnologia, meio ambiente ) A visão de futuro é requisito fundamental para definir a direção a ser seguida.
A visão precisa ser positiva, inspiradora e desafiadora para assim ter o poder de mudar o mundo e assim suas próprias carreiras.
Um Grupo de jovens de diferentes bairros, luta por manter seu sonho de expressar-se na arte, mais vivo que nunca. Diante dos tantos desafios encontrados, seja no âmbito familiar, social, de credo ou até mesmo de futuro, o Grupo Afro Animus consegue se superar diante de tantas vicissitudes . Todos eles estudantes da Escola Gonçalves Dias, situada no Bairro de Fátima em sãoLuis do Maranhão, mantém uma força de vontade que supera suas próprias condições técnicas para tal atividade. O que deveria ser um fomentador de suas aptidões culturais, torna-se de tal maneira um problema na busca de suas atividades. A Escola tem habitualmente o papel de padronizar e homogeneizar . Foram vários estudos que mostram que as causas do fracasso escolar da baixa qualidade e eficiência em educação é a dissociação que existe entre a cultua escolar e a cultura social. As nossas escolas ainda não conseguem ser espaços de construção e de sistematização do conhecimento que tenham em consideração diferentes dimensões antropológicas , polÃticas, sociais e culturais.
As escolas parecem negligenciar sua própria influência , não só na vida dos alunos, mas sim na própria sociedade/comunidade em que está inserida. Muitas delas possuem uma estrutura que poderia ser utilizada como espaço Cênicos com espetáculos aos finais de semana, cinema, oficinas culturais e sociais para a famÃlia e demais. Mas prende ao fato de ser somente Escola no sentido mais pueril. Umas das soluções seria a aplicação do Programa Escola Aberta, que incentiva e apoia a abertura , nos finais de semana, das escolas públicas e de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social em parceria coma comunidade escolar e do entorno ampliando sua integração e planejamento e executando atividades educativas, culturais ,artÃsticas e esportivas.
O GRUPO
O Grupo Afro Animus tem 17 componentes e atua na área ,inicialmente, de dança Afro, já realizou algumas apresentações e vem ao longo de sua existência acumulando experiência e apoios, como é o caso do empresário Eduardo .proprietário do Amigos do JG, que vem contribuindo na aquisição de equipamentos e transporte do grupo em suas apresentações. A Formação da trupe deu-se origem na ocasião de um desfile de moda realizado por outros alunos na mesma Escola, onde devido ao sucesso e da vontade em comum de alguns membros participantes tomaram a iniciativa da união. Segundo Gleyce Beatriz, aluna e membro da companhia , “Estamos nos realizando como artistas, e superando vários obstáculos, inclusive os familiares , que ainda te preconceito com esse tipo de atividades relacionadas ao universo da descendência Negra “. Já Bruno Leonardo, afirma que :†A gente queria que a Escola pudesse nos dá mais apoio, nós ensaiamos praticamente no porão da Escola, tudo estava muito sujo, tivemos que limpar pra poder ensaiar.†ThaÃs Fernandes, outra integrante da companhia fala que esta é a única coisa que ela gosta de fazer e faz porque ama, mesmo sem apoio da escola e da famÃlia, “ Muita gente fala que o que a gente faz é coisa de vagabundo, que a gente deveria tá procurando fazer uma profissão que dê futuroâ€
Com instrumentos emprestados pelo CCN (Centro de Cultura Negra) figurinos adquiridos através de “vaquinha†e com apoio sobre humano de sua professora de Arte Alessandra Teixeira, os alunos vão se virando como podem. Mesmo assim , parece que vão se dando muito bem, até escolheram uma produtora dentro do grupo para organizar ensaios, e outros requisitos administrativos a Nathalia Wam-Lume, estudante da Escola e membro da Companhia. “Agora vamos querer mais da Escola, Vamos procurar apoio e uma maior profissionalização. Queremos ser aquilo que sempre sonhamos. Queremos ser felizes fazendo o que gostamos , declara emocionada, Nadine Bergê. Também é mantido uma página no Facebook onde os integrantes trocam informações, disponibilizam materiais didáticos e programação diversa
Curta a fanPage AQUI
O grupo ensaia sempre em um espaço conquistado e que estava abandonado no subsolo da Escola Gonçalves Dias, às Quartas e Quintas-feiras e aos sábados em local indeterminado, por ocasião de não ser permitido a utilização do espaço na escola.
da Redação do Blog
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!