[Artigo] O consumidor e sua voz nas redes sociais

Quarteto Digital
O consumidor está sempre ativo nas redes sociais
1
Daiene Cardoso · Rio de Janeiro, RJ
26/11/2013 · 1 · 0
 

O poder das mídias e redes sociais tem influência direta na imagem corporativa das empresas. Recentemente, tivemos um grande alarde em torno da "Coca-Cola". Uma matéria televisiva que havia sido veiculada em 2001 ganhou enorme repercussão na internet.
A matéria se tratava de uma denúncia contra a Coca-Cola, onde um senhor alegava ter consumido o líquido infectado por ratos. Ele sofreu uma série de prejuízos em sua saúde e ainda guarda consigo uma garrafa do produto lacrada, onde dentro parece haver a cabeça de um rato.
Mas foi na internet que há pouco tempo esse fato ganhou mais repercussão. Diversas páginas de humor no Facebook bombardeavam, a todo instante, a Coca-Cola com piadas sobre a possibilidade de ratos em seus produtos. Várias pessoas aderiram às piadas e "memes" (termo usado para frases, imagens e vídeos que se espalham na internet de forma viral) foram criados e compartilhados em redes sociais à exaustão. Coincidência ou não, no mesmo período, a Coca-Cola caiu de 1ª colocada no ranking de marcas mais rentáveis, para 3ª posição.
Como resposta à repercussão gerada na internet a empresa divulgou uma nota oficial em sua Fan Page informando que a empresa lamenta o estado de saúde do consumidor, mas reitera que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o estado de saúde apresentado. A empresa afirma garantir que os processos de fabricação obedecem a protocolos de controle de qualidade e higiene que tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em suas instalações fabris.

Mas, o fato é que a Coca-Cola parece estar atenta à influência negativa, que compartilhamentos e comentários gerados por consumidores nas redes sociais, possam criar à imagem da marca. Para isso, a empresa demonstrou estar investindo firmemente no marketing on line, e divulgou também um vídeo no youtube oficial da empresa, onde mostra todo o funcionamento interno de uma fábrica, deixando claro o rigoroso sistema de controle de qualidade, e disponibilizou um telefone, para que qualquer pessoa marque uma visita à fábrica.

Além dessa estratégia, a empresa também se aproveitou da popularidade de alguns criadores de conteúdo para a internet, como é o caso do jornalista Iberê Thenório, criador e apresentador do canal Manual do Mundo, que concorreu a premiações de Melhores Canais Brasileiros do Youtube. Em parceria com a Coca-Cola, Iberê gravou um dos seus vídeos, que vão ar semanalmente, dentro de uma fábrica da Coca-Cola, com o objetivo de demonstrar ao internauta, mais detalhadamente, o funcionamento das fábricas Coca-Cola.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados