O poder das mÃdias e redes sociais tem influência direta na imagem corporativa das empresas. Recentemente, tivemos um grande alarde em torno da "Coca-Cola". Uma matéria televisiva que havia sido veiculada em 2001 ganhou enorme repercussão na internet.
A matéria se tratava de uma denúncia contra a Coca-Cola, onde um senhor alegava ter consumido o lÃquido infectado por ratos. Ele sofreu uma série de prejuÃzos em sua saúde e ainda guarda consigo uma garrafa do produto lacrada, onde dentro parece haver a cabeça de um rato.
Mas foi na internet que há pouco tempo esse fato ganhou mais repercussão. Diversas páginas de humor no Facebook bombardeavam, a todo instante, a Coca-Cola com piadas sobre a possibilidade de ratos em seus produtos. Várias pessoas aderiram à s piadas e "memes" (termo usado para frases, imagens e vÃdeos que se espalham na internet de forma viral) foram criados e compartilhados em redes sociais à exaustão. Coincidência ou não, no mesmo perÃodo, a Coca-Cola caiu de 1ª colocada no ranking de marcas mais rentáveis, para 3ª posição.
Como resposta à repercussão gerada na internet a empresa divulgou uma nota oficial em sua Fan Page informando que a empresa lamenta o estado de saúde do consumidor, mas reitera que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o estado de saúde apresentado. A empresa afirma garantir que os processos de fabricação obedecem a protocolos de controle de qualidade e higiene que tornam impossÃvel que um roedor entre em uma garrafa em suas instalações fabris.
Mas, o fato é que a Coca-Cola parece estar atenta à influência negativa, que compartilhamentos e comentários gerados por consumidores nas redes sociais, possam criar à imagem da marca. Para isso, a empresa demonstrou estar investindo firmemente no marketing on line, e divulgou também um vÃdeo no youtube oficial da empresa, onde mostra todo o funcionamento interno de uma fábrica, deixando claro o rigoroso sistema de controle de qualidade, e disponibilizou um telefone, para que qualquer pessoa marque uma visita à fábrica.
Além dessa estratégia, a empresa também se aproveitou da popularidade de alguns criadores de conteúdo para a internet, como é o caso do jornalista Iberê Thenório, criador e apresentador do canal Manual do Mundo, que concorreu a premiações de Melhores Canais Brasileiros do Youtube. Em parceria com a Coca-Cola, Iberê gravou um dos seus vÃdeos, que vão ar semanalmente, dentro de uma fábrica da Coca-Cola, com o objetivo de demonstrar ao internauta, mais detalhadamente, o funcionamento das fábricas Coca-Cola.
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