Cinemão lança documentário Reta João XXIII

1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
24/10/2014 · 0 · 0
 

A Reta João XXIII, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é a protagonista do documentário homônimo, dirigido por Cid César Augusto, do Projeto Cinemão, e por Alberto Bellezia. Os 8 km da avenida atravessam 19 comunidades, e passam por lugares e personagens tão interessantes que acabaram rendendo um filme. O lançamento será sábado, dia 25, às 19h, no Conjunto Liberdade, nos arredores da “Reta”.

O documentário mostra um recorte atual sobre o cotidiano e as particularidades desta região, como a colônia japonesa centenária que produz aipim para abastecer todo o Estado do Rio de Janeiro, os pescadores da baía de Sepetiba, o Colégio Estadual Erich Heine ( escola verde), a Base Aérea de Santa Cruz ( primeiro grupamento de caças do Brasil) e outros.

O fio condutor da história é o Sr. Teodorico, 74 anos, locutor da rádio comunitária do Conjunto Liberdade. É a partir de um programa de rádio apresentado por ele, costurado por uma montagem paralela, que são intercaladas as trilhas narrativas do filme, um média metragem de 40 minutos.

A equipe deste filme é formada, sobretudo, por moradores da Zona Oeste, inclusive o Bellezia, um dos mais consagrados diretores de fotografia do cinema documentário brasileiro, nascido de Santa Cruz. “O Cinemão é um embrião de uma indústria popular de cinema, já que assumimos todas as etapas da cadeia produtiva – da produção à exibição, passando pela distribuição. Este é o modelo mais democrático do cinema em atividade no país”, garante Cid César Augusto, idealizador.

A primeira sessão do filme já está marcada para o dia 25 de Outubro, no conjunto Liberdade, às 19h, e mais outras sessões serão realizadas na região pelo Projeto Cinemão até o final do ano. “Santa Cruz não tem uma sala de cinema, mas é um dos maiores colégios eleitorais do Rio de Janeiro”, observa Cid.

Sobre o Projeto Cinemão:
um carro aparelhado com um projetor de imagem de alta luminosidade, super telão inflável 12x9, sistema de som, megafone, cadeiras e pipoqueira, isto é projeto Cinemão, Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que desde 2010 exibe gratuitamente filmes brasileiros em áreas pacificadas do Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado por Cid César Augusto naquele mesmo ano logo após a tomada do Complexo do Alemão. “Nosso objetivo é ocupar espaços públicos e populares com o cinema brasileiro”, diz Cid.

Ao longo desses quatro anos o Cinemão já promoveu mais de 50 sessões gratuitas de cinema, atingindo um público de mais de 16 mil de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O projeto conta atualmente com patrocínio direto da CSA (compania siderúrgica do atlântico), apoio institucional do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Epson , Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e Ministério da Cultura.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados