"Em teu nome" premiado em Gramado estréia em maio

Accorde Filmes
Em Teu Nome - um filme de Paulo Nascimento
1
Cida Fernandes · Rio de Janeiro, RJ
16/3/2010 · 1 · 0
 

Com lançamento marcado para o próximo dia 28 de maio , Em teu nome, filme de Paulo Nascimento produzido pela Accorde Filmes, já chega com 4 Kikitos: melhor diretor, melhor ator, melhor música e prêmio especial do juri no 37º Festival de Cinema de Gramado, participou do 17º Raindance Film Festival ( Londres) e da mostra competitiva do Amazonas Film Festival 2009.

O filme conta a história real de João Carlos Bona Garcia. Bona nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1946, e ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais das revoluções Russa e Cubana.

Após o golpe militar de 64 no Brasil, passou a militar junto a dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e POC (Partido Operário Comunista) e foi guerrilheiro da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária).

Para financiar a revolução, Bona participa de ações armadas e é preso pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) . Vítima de tortura e agressões, foi banido para o Chile, em 1971, com setenta presos políticos trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher. O sequestro foi realizado por militantes da VPR.

Bona morou ainda na Argentina, Argélia e França. Em Paris, militou no Partido Comunista da França e ajudou a formar o comitê pela anistia, que possibilitou seu retorno ao Brasil, em 1979.

"Em Teu Nome.." fala sobre este aprendizado, esta transformação pela qual as pessoas e o país passaram nos anos de exceção no Brasil.

Um filme que aborda os anos 70 sob uma ótica humanista e poética. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.

"Em Teu Nome..." não pretende fazer um julgamento dos fatos, mas uma análise que mostra, através do crescimento interior do protagonista, a compreensão de uma época recente do Brasil e da América Latina.

O filme parte da atmosfera existente na época para mostrar o quanto é preciso compreender o momento para continuar vivendo e convivendo.

Ambientado nos anos 70, "Em Teu Nome..." foi filmado em locações no Brasil, Chile, Marrocos e França.

"Em Teu Nome..." tem roteiro e direção de Paulo Nascimento que Dirigiu os longa-metragens "Diário de um Novo Mundo" (vencedor dos Kikitos de Melhor Roteiro e Filme do Júri Popular em 2005), "Valsa para Bruno Stein" (Kikito de Melhor Atriz para Ingra Liberato em 2007) e o infantil "A Casa Verde" (lançamento em abril de 2010). Realizou mais de cem filmes publicitários e institucionais, videocliples e DVDs (Ney Matogrosso Interpreta Cartola e Chitãozinho e Xororó em Garibaldi). Dirigiu as minisséries "A Hora do Louva-a-Deus" e "Segredo" (veiculada pela RTP de Portugal) e os curtas "Dedos de Pianista" e "O chapéu".

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados