Fui a uma gráfica com amigos que estavam produzindo um show. Entre negociações de preço dos cartazes, Jaime, o dono da gráfica, falou que tinha sido convidado para um rally numa praia fora da cidade. Perguntei se era um daqueles eventos organizados por uma dessas marcas de pick-ups importadas. "Pick-up? Que nada! Esses loucos vão caminhando", respondeu. Fiquei curioso. "Quem organiza essa caminhadas?". "São os caras lá da Neblina, eles montam grupos pra fazer caminhadas. Os caras já vieram de Pipa até João Pessoa", afirma. Pipa, para quem não conhece e devia conhecer, é uma praia paradisÃaca que fica a 200 km de João Pessoa. “Tem o telefone deles?â€, perguntei.
Neblina Adventure Center
Liguei para o Edmilson Montenegro, 31, um dos sócios do Neblina Adventure Center. Para minha surpresa, o Neblina está completando 10 anos de existência. Já tinha visto a loja de equipamentos, onde é vendido todo o material para prática dos esportes de aventura. Mas, não sei bem porquê, pensava que se tratava de um franchising desses de marcas estrangeiras para esportes de aventura. Ledo engano: os caras têm um histórico muito interessante.
ConstruÃram a primeira parede de Escalada "Indoor" da ParaÃba; conquistaram a primeira via de escalada em rocha do Estado; participaram do Eco-Challenge no Marrocos em 98; também em 98 chegaram ao cume do Mont Blanc (4.807m) na França, fato inédito no Alpinismo Paraibano; foram os únicos do Nordeste a participar da primeira corrida de Aventura do Brasil, a EMA (Expedição Mata Atlântica); introduziram no Nordeste as Corridas de Aventura, com a realização do Desafio Costa do Sol no litoral Sul da ParaÃba.
A história deles começa quando quatro amigos - o próprio Edmilson, seu sócio, Eduardo Souto, Marcos Prado e Igor Piquet - resolvem fazer um curso de escalada em São Paulo, compram todo o equipamento lá e retornam a João Pessoa e resolvem criar uma parede de escalada para praticar e ensinar técnicas de alpinismo aos interessados. O mercado estava aberto para receber investimentos e a ParaÃba oferece condições naturais muito favoráveis.
EspÃrito aventureiro não faltava e Edmilson e Eduardo criaram o conceito do Neblina Adventure Center focado na segurança, estrutura adequada e qualidade dos equipamentos utilizados nos esportes de aventura, algo que ainda engatinhava na ParaÃba. Isso os tornou pioneiros. "Nossa meta sempre foi fazer bem feito. Trabalhar com equipamentos seguros, qualidade acima de tudo - afinal estamos trabalhando com esportes de risco", argumenta Edmilson.
Perfil
Edmilson diz que do público que procura esse tipo de esporte, 75 % pratica como um paliativo para o cotidiano, alÃvio do stress e busca de qualidade de vida. O perfil dos praticantes está entre 18 e 48 anos e, em sua maioria, é formado por estudantes e profissionais liberais. Pergunto se a prática desse tipo de esporte é cara. "Depende! Se compararmos com futebol ou vôlei, que não necessitam de investimento, obviamente, se torna cara. Mas comparado ao windsurf e ao kitesurf, é até barato", argumenta. "Hoje existe até um fluxo de estrangeiros nos procurando. Na verdade, não trabalhamos diretamente na formação de grupos, geralmente eles vêm através de agências de turismo de aventura", afirma.
Caminhos da ParaÃba
Esse pioneirismo na ParaÃba rendeu a eles uma parceria com o SEBRAE e com algumas prefeituras do estado, com as quais são firmados convênios onde os rapazes avaliam o local para verificar as perspectivas de aproveitamento do local para prática de esportes de aventura. Isso tem conseguido aumentar o fluxo de interessados nesse tipo de esporte ao interior do estado. Seria uma redescoberta dos caminhos da ParaÃba? Que seja - parece uma maneira bem agradável.
Contatos:
www.neblinaonline.com.br
e-mail :edmilson@nebllinaonline.com.br ; neblinacenter@hotmail.com
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!