O IECAM – Instituto de Estudos da Cultura Amazônica desenvolve desde agosto de 2008, o projeto Linha do Tucum: Artesanato Amazônico, patrocinado pela Petrobras através da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura. O projeto acontece na Vila Ecológica Céu do Juruá, no município de Ipixuna-AM, e integra também artesãos de outras comunidades do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no Acre.
O projeto tem contribuído para o resgate da técnica de fiação da palmeira Tucum (Astrocarym chambira), a partir da organização de oficinas ministradas pelas cinco fiadeiras da região que ainda detinham esse conhecimento. Junto com esse trabalho foi implantada na comunidade uma oficina-escola de artesanato, onde cerca de trinta artesãos estão passando por um processo de capacitação na confecção de produtos artesanais a partir da utilização da linha do Tucum e de outros produtos da floresta, como fibras e sementes, entre as quais destacam-se: açaí, patuá, mucunã, mulungu, paxiuba e paxiubão.
No mês de maio de 2009, as próprias professoras fiadeiras orientaram as oficinas de beneficiamento de sementes e tingimento natural da linha do Tucum, utilizando espécies nativas da região como o Jatobá, Urucum, Cedro e Vinagreira. Entre os meses de abril e maio de 2009, professores-artesãos do Acre, e de outros Estados, foram até o Juruá e promoveram uma capacitação dos artesãos em técnicas de macramê, confecção de cintos, luminárias, bolsas, jacarés de açaí, pulseiras de cipó titica e outros artigos.
Paralelo a isso, aconteceram os trabalhos de educação ambiental com aulas de ecologia na escola e oficinas de agrofloresta, para jovens e adultos. Esse trabalho é considerado fundamental para estimular o cultivo e o manejo sustentável das espécies utilizadas no artesanato e na subsistência das famílias.
Nesse mês de Julho integrantes do IECAM, juntamente com uma equipe de filmagem do Rio de Janeiro, acompanham a viagem do líder comunitário Alfredo Gregório de Melo ao Juruá, da qual participam visitantes de várias partes do mundo, principalmente da Europa. A chegada da expedição na comunidade aconteceu no dia 15, com retorno previsto para a primeira semana de agosto de 2009.
Nessa viagem a equipe do IECAM pretende colher material fotográfico e videofônico que serão utilizados na produção do livro-cartilha e do DVD previstos como produtos a serem apresentados ao final do projeto. Será prestado também um suporte às atividades da oficina de artesanato, com novas oficinas de capacitação técnica dos artesãos. Espera-se ainda, aproveitar a presença dos visitantes estrangeiros para a consolidação de novas parcerias, a fim de viabilizar a continuidade do trabalho e a sua disseminação em outras comunidades da região. Outros parceiros estão apoiando o projeto: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Embaixada da Espanha AECID e a R3D3.
Segundo, Vera Fróes, historiadora e coordenadora do projeto: “Trabalhar em uma região tão remota da Floresta Amazônica para melhorar a qualidade de vida da população é um grande desafio e superá-lo nos mobiliza em todos os níveis; na capacidade técnica, disposição física, na harmonização com a natureza, integração com a comunidade, nos lembrando a cada momento que o uso dos recursos naturais aliado à conservação é a melhor forma de manter a floresta em pé com seus povos e tradições.”
Sobre o IECAM
O IECAM - Instituto de Estudos da Cultura Amazônica, com sede no bairro de Vargem Grande em Teresópolis, realiza desde de 1992 cursos, oficinas e projetos voltados para a preservação da flora brasileira e para o cultivo agroecológico das plantas medicinais. As pesquisas realizadas são voltadas para o diálogo entre o conhecimento popular e científico, buscando ressaltar a importância das comunidades tradicionais na preservação dos ecossistemas brasileiros.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!