Os estudantes da primeira turma do curso de audiovisual da Ufes poderiam ser um clichê ambulante - como a maior parte da produção que hoje ocupa a programação da TV Universitária - e mimetizar fórmulas da tv e do cinema. Não são.
Já no primeiro semestre - o curso foi criado no ano passado - os estudantes fazem da experimentação a sua marca, na melhor tradição da produção audiovisual do Departamento de Comunicação da Ufes, iniciada nas velhas câmeras de vÃdeo Betamax e VHS nos anos 80.
São experimentos de linguagem, como o plano sequência, e técnicas, como o stop motiom, e especialmente de estéticas, que vão do pop (crias do video clip) ao expressionismo (bebendo em fonte do inÃcio do século passado), por exemplo. Tudo feito de peito aberto, com a coragem que a gente espera dos universitários.
Melhor de tudo. A produção está disponÃvel no Youtube, onde há um canal dedicado à produção da turma: o Canal de audiovisualufes2010. Entre lá e confira. Abaixo, link para alguns dos meus preferidos.
Men as Chess. Uma aula de montagem e de manipulação do tempo dramático. DifÃcil acreditar que o vÃdeo tem apenas um minuto de tempo real.
Acidente de avião na Ufes. Oscar de efeitos especiais e excelente uso da câmera (enquadramento e movimento). Brilhante.
Espontaneidade. Experimentação no sentido clássico. Lembra os exercÃcios de descoberta das possibilidades no começo do vÃdeo cassete. Mescla bem referências estéticas muito dÃspares para construir sua narrativa.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!