Competição é quando todos perdem para alguém ganhar. Colaboração é quando todos ganham para ninguém perder!
O movimento Bahiadoc – arte documento inicia suas atividades: difusão, informação e interação de assuntos ligados ao cenário audiovisual independente na Bahia, através de sua plataforma online colaborativa e participativa.
O movimento quer contribuir para a formação de espaços reais e virtuais que dinamizem a ressonância das obras dos artistas independentes e incentivem novos agentes criativos a produzirem com uma câmera na mão.
Enquanto movimento, o Bahiadoc quer, através da adesão dos realizadores e de ações articuladas em rede a partir de seus ambientes online de rede social e foruns, atuar como catalisador em duas frentes principais:
1) Realizações colaborativas: estimular a articulação entre realizadores, artistas e técnicos para a realização de produções colaborativas, promovendo discussões e iniciativas sobre modelos alternativos para viabilização de produções independentes.
2) Ativismo audiovisual: a partir de articulações livres entre os colaboradores (usuários cadastrados no sÃtio), mobilizar ações de registros criativos de manifestações que transmitam ou reivindiquem o sentido comum de tranformação social e cultural na Bahia.
Toda semana, o Bahiadoc destacará em sua página inicial um vÃdeo de realizador baiano independente – e outros vÃdeos poderão ser acessados na seção vÃdeos.
Na seção Canal, o Bahiadoc publicará as produções editoriais multimÃdia produzidas pelo próprio sÃtio, como vÃdeos de entrevistas e minidocs sobre temas do universo audiovisual baiano independente. A ideia é produzir conteúdos com regularidade.
O projeto desenvolve ainda um banco de dados sobre produções recentes, e disponibiliza para download textos que tratam de temas relacionados à não-ficção, cinema e audiovisual.
ARTE DOCUMENTO
O movimento Bahiadoc – arte documento valoriza o aspecto documental de toda realização artÃstica em diversas modalidades das Artes Visuais, tais como documentários, vÃdeo-instalações, videoarte, fotografia e outras linguagens artÃsticas que mantenham diálogo direto com gêneros de não-ficção.
Editorialmente, o sÃtio traz informações e notÃcias sobre o cenário audiovisual baiano, considerando os aspectos estéticos e impacto histórico e sócio-cultural das produções realizadas na Bahia, enfatizando o exercÃcio da crÃtica e o sentido de transformação cultural e social.
O movimento Bahiadoc – arte documento conta com a colaboração e participação de todos os agentes interessados, sejam estudantes, produtores, realizadores e/ou artistas do cenário audiovisual baiano que compartilhem conosco a ideia de movimentos livres, criativos, ousados e dinâmicos para sacudir o nosso rico universo cultural baiano a partir dos registros autorais de nossas diversificadas realidades e suas mutações.
Enquanto inÃcio de um novo movimento, a proposta é ampliar os nossos escopos e raios de ação, formando novas redes, atraindo novos agentes e criando novas ações, sempre através da atitude colaborativa e do compartilhamento de ideias cujo sentido Comum seja o de transformação cultural e social.
Acesse o sÃtio: http://www.bahiadoc.com.br
Excelente.A criação do bahiadoc com certeza dará mais visibilidade a muitos artistas de qualidade ainda desconhecidos para o grande público.É isso aÃ,FabrÃcio e muito sucesso nessa sua empreitada artistico-cultural.
Cezar Ubaldo · Feira de Santana, BA 28/8/2011 10:21Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!