Laboratório a olho nú

1
Dé Fernandes · Passos, MG
25/11/2009 · 0 · 0
 

Na novela “Malhação”, atores são preparados para grandes personagens em cenas e roteiros que não convencem o público.

A novelinha Malhação estreou mais uma de suas fases no último dia 09 de novembro para tentar alavancar a sua audiência, que já não é mais a mesma. Quase todo o elenco foi trocado. Segundo o site IBOPE, a trama registrou 26 pontos na estréia.
Não foram substituídos somente os jovens atores, mas também o diretor e o autor do programa. No lugar de Marcos Paulo fica Mário Márcio Bandarra, e Ricardo Hofstetter assumirá o lugar de Patrícia Moretzsohn no texto.
A novela teen vem se desgastando há algum tempo. A temporada de 2009, que por sinal acabou mais cedo, registrou média de 15 pontos no IBOPE, pouco para uma malhação que em tempos de vacas gordas chegou a registrar média de 42 e pico de 49 pontos, dignos de audiência em horário nobre.
A baixa audiência é resultado dos testes a olho nú. Os atores fazem uma espécie de oficina, interpretações precárias e as mesmas histórias de sempre vão ao ar, obrigando e manipulando adolescentes de todo o país a ver e achar que é possível viver essas histórias tão distantes da nossa realidade.
Se não bastasse, falta informação de interesse público. Antigamente discutia-se na novela questões sociais, como drogas, sexo, gravidez, etc. Hoje o horário é reservado para romances de príncipe, princesa, vilã e vilão. Ah, tem também as piadas sem graça e situações nada engraçadas com o núcleo cômico da novela, que de cômico não tem nada.
Segundo a publicitária Nara Guimarães Silva, a novelinha foca muito no relacionamento recreio, e esquece que o mercado de trabalho, hoje, está a procura dos melhores profissionais que devem se preparar e não viver um mundo fora da realidade. “A personagem Domingas (Carolinie Figueiredo) se intitulava jornalista. Com uma câmera na mão ouvia conversas atrás da porta e passava por cima dos princípios jornalísticos, como se atuar como jornalista fosse tão simples. Domingas teve um final feliz: foi contratada como assessora. Toda esta história sai fora da nossa realidade. Sabemos o quanto é importante ser um profissional graduado e respeitar a profissão”, relatou Nara.
Para a jovem de 13 anos, Lais Garcia de Paula, que acompanha Malhação, falta os professores falarem mais sobre prevenção contra a AIDS e sobre gravidez. “Os professores quase não aparecem e quando isso acontece é super-rápido. Já tive o CD internacional e uma bolsinha. Hoje não me interesso por esses produtos. A Yasmin (Mariana Rios) saiu da novela. Ela era muito legal, me identificava com a personagem”, disse Lais.
O primeiro e único curso prático e com teste em vídeo para atores do Brasil, onde o público pode acompanhar e viver “emoções”, ou tédio, vai ao ar no fim de tarde da TV Globo. Resta saber se nesta nova fase algo de novo e realmente interessante para a educação e sociedade (lembrando que a novela se passa em uma escola) apareça e agradem aos jovens brasileiros.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados