Livro dos Sonhos

1
Renato · Recife, PE
6/3/2006 · 71 · 0
 

Batuque Book é um daqueles livros que vieram ao mundo graças a um sonho, tipo o Kubla Khan, de Coleridge. A diferença, aqui, é que o devaneio apareceu em épocas diferentes para dois autores e não apenas um: tanto o bacharel em música Climério de Oliveira Santos como o percussionista - de formação também erudita - Tarcísio Soares Resende, responsáveis pelo projeto, sonharam certa vez com "um livro que batucasse, que fizesse barulho".

Os dois - além do sonho em comum - dividiam também uma paixão pela cultura popular e, na hora de transformar a quimera em realidade, foram buscar nela a inspiração decisiva: por que não desenvolver uma coleção de songbooks de um tipo diferente, capazes de se adaptar às peculiaridades de formas musicais centradas no ritmo e não nas melodias e nas letras? Esse tipo de "livro que batucasse" ajudaria a difundir as manifestações da cultura popular para outras paragens, facilitando sua execução por músicos de todas as latitudes.

Até então, não havia praticamente nada do tipo em Pernambuco. A única iniciativa semelhante era datada dos anos 50, o lendário Maracatus do Recife, livro de Guerra-Peixe que transcrevia para partitura a música dos maracatus. Mas a abordagem do compositor carioca tinha uma série de limitações. Sua pesquisa era centrada apenas em uma agremiação e menosprezava a vertente rural do gênero. Além disso, obviamente, não dava conta das dezenas (centenas, na verdade) de manifestações das várias regiões do Estado.

Pesando tudo isso, Climério e Tarcísio resolveram idealizar uma coleção de barulhentos livros: o primeiro volume seria dedicado ao maracatu, nos formatos urbano e rural, a partir de uma pesquisa envolvendo várias agremiações. Depois, viriam outras manifestações importantes. O Batuque Book 1 chegou, assim, às livraria no final de 2005, com uma tiragem de 2 mil exemplares, parte vendida ao preço de 60 reais o exemplar, parte destinada a escolas públicas e bibliotecas.

Seis agremiações foram pesquisadas pelos autores: Leão Coroado, Porto Rico, Encanto da Alegria, Cruzeiro do Forte, Estrela de Ouro de Aliança e Leão Vencedor. O trabalho de transcrição quase levou os dois à loucura: eles primeiro levaram os músicos para o estúdio e começaram a gravar um único instrumento, em seguida dois, depois três, até somar o grupo completo. Foi preciso uma atenção meticulosa para captar as nuances que separam os diversos baques, aparentemente mínimas, mas que fazem uma enorme diferença. Como explica Tarcísio, "o maracatu é uma conversa, cada baque é um diálogo diferente entre grupos de tambores e, conseqüentemente, cada nação se apresenta através de uma conversa diferente... Ccada um tem a sua fala, o seu swing. Essas pequenas diferenças mudam de acordo com o acento da batida. Em alguns momentos, a execução é muito livre. Existem viradas que dependem muito do sentimento e da criatividade do batuqueiro".

Além das partituras, eles agruparam uma série de atrativos para músicos e não-músicos. Textos explicativos - pequenos, mas bastante informativos - situam o projeto em suas diversas etapas e nos trazem detalhes sobre o Maracatu e cada uma das agremiações envolvidas. Um CD com 12 músicas acompanha o livro, junto com uma faixa multimídia reunindo banco de sons, samples, vídeos, entrevistas e fotos extras. Todos os textos ganharam versões para o inglês. Parte do conteúdo geral está disponível no site www.batuquebook.com.br .

E o próximo Batuque Book? Climério e Tarcísio não adiantam muita coisa. A única decisão tomada é que a manifestação abordada será o cavalo marinho. Paciência, então, até a chegada de outro volume dessa série saudavelmente barulhenta.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados