Mundo Dragão: aventura, suspense e cibernética

Jean Okada
1
Carol Assis · São Paulo, SP
24/3/2006 · 203 · 1
 

"Bruno era um desses garotos elétricos. Bastou que JR dissesse que aquela era a casa e ele saiu disparado pela porta adentro. Sua irmã Lia ficou mais uma vez preocupada. A casa não parecia muito segura com sua porta emperrada e os degraus caindo aos pedaços (...) Isso dava um ar ainda mais misterioso e assustador à descoberta de JR. Um dia desses, percorrendo as ruas do bairro, ele encontrara o casarão e o estranho objeto, escondido em um armário embaixo da escada." (Gian Danton, Mundo Dragão).

Assim começa a narrativa que nos envolve no imaginário infantil através das crianças Bruno, JR e Lia. Eles encontram, no casarão, um prato de porcelana muito antigo que quando tocado pelos três os transporta para uma nova realidade, um outro mundo. Lá se deparam com seres estranhos como moluscos e árvores gigantes, lagartos com asas, e aprendem sobre os três reinos da natureza e seus dragões.

Cada reino tem um dragão responsável em manter o equilíbrio. Entretanto, o equilíbrio foi quebrado com o surgimento de um novo ser que não era nem animal, nem vegetal, nem mineral. Era um ser artificial, um robô que ninguém sabe ao certo como apareceu. Sabe-se que o tal robô arrebatou uma multidão de súditos, que alimentam sua fome de informação sobre o Mundo Dragão. Dessa forma, detendo conhecimentos sobre os reinos, começou a atacá-los e nenhum guerreiro conseguia combatê-lo.

O robô dominou a todos que se lançaram contra ele e fez deles seus escravos, mas segundo uma antiga profecia, havia uma esperança: os reinos seriam salvos de um grande perigo por três crianças, que viriam de longe, de um lugar fora do Mundo Dragão.

A série Mundo Dragão já está em seu décimo segundo capítulo. A ficção insere o leitor numa trama enigmática, cheia de aventuras e repleta de referências. O autor é Gian Danton, pseudônimo do jornalista, professor, roteirista e escritor Ivan Carlo de Andrade, que tem como poucos a habilidade de possibilitar aos leitores acesso a temas difíceis de maneira fácil, instigante e lúdica. Habilidade esta indispensável para uma série infantil que tem em seu enredo símbolos da cibernética e das teorias da comunicação. Ele é autor de outros trabalhos, entre eles livros. O mais recente é Watchmen e a teoria do caos, da editora Marca de Fantasia.

O último número de Mundo Dragão traz um convidado especial nas ilustrações: o quadrinista cearense JJ Marreiro. Além de JJ Marreiro, a série já teve ilustrações de diversos outros bons desenhistas nacionais, como Antonio Eder, José Aguiar, Falex, Jean Okada, Elza Keiko e outros. Toda série está disponível no site da Virtual Books.

Como disse o escritor brasiliense Alexandre Lobão, se tivesse uma editora de visão e com o marketing adequado este material poderia vender que nem o Harry Potter.

Gian Danton assina o blog Idéias de Jeca-tatu

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Delfin
 

Gian é um dos grandes caras de quem já ouvi falar nos quadrinhos. E alguns dos nomes que participam eu conheço bem, notadamente o Jean Okada.
Que beleza isso!

Delfin · São Paulo, SP 24/3/2006 16:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados