Música e fotografia. Estes foram os instrumentos escolhidos por um grupo de nordestinos para representar sua região para o mundo. Trata-se de um CD-livro onde a tradição é o produto do trabalho do fotógrafo Augusto Pessoa aliado ao som da banda paraibana Cabruêra. O projeto "Visagens Nordestinas" mostra a realidade das entranhas do Nordeste brasileiro, revelando um universo local que sobrevive a cada geração.
Há 13 anos na estrada, onze turnês por paÃses europeus e participações em grandes festivais nacionais na bagagem, a banda paraibana lança seu quinto trabalho, intitulado "Nordeste Oculto". Grandes personalidades fizeram parte desse projeto, entre eles o citarista-filósofo Alberto Marsicano (ex-discÃpulo de Ravi Shankar e introdutor da cÃtara no Brasil ), que assina a direção artÃstica. Além dele, Chico Cézar, o poeta Oliveira Panelas, Chico Correa, Macaxeira Acioli e Erivan Araújo chegam acompanhados de músicos da nova geração. A direção musical do álbum é assinada pelo tecladista da banda instrumental Burro Morto (PB), Haley Guimarães.
Em dez canções, os cabras Arthur Pessoa (voz/violão/escaleta), Leo Marinho (guitarra), Pablo Ramires (bateria) e Edy Gonzaga (baixo) mostram sua maturidade musical. Neste CD, a Cabruêra faz uma abordagem antropológica da música regional: "Da umbanda ao Padre CÃcero, de Antônio Conselheiro aos ciganos, dos vaqueiros aboiadores aos Ãndios e seus mágicos rituais. Uma aventura fantástica, narrada através da música e da fotografia", assim definida por eles.
Salve a internet! Através dela conseguimos contato com quem está distante. Segue a entrevista concedida por Arthur Pessoa para quem vos escreve, CamilaB
CamilaB - Como foi o processo de criação desse trabalho? Desde a ideia até a escolha do repertório e também as participações?
Arthur Pessoa - A idéia começou há uns dois anos atrás, quando esboçamos um projeto de artes integradas que unisse a música da Cabruêra e a fotografia do Augusto Pessoa. Escrevemos no edital público do programa BNB-BNDES de Cultura e fomos contemplados. Como já tinhamos a idéia de fazer um disco com o citarista Alberto Marsicano há um bom tempo, aproveitamos a oportunidade e o convidamos para assumir a direção artÃstica do projeto. Quem trouxe o repertório e o conceito do disco foi o Marsicano e fomos trabalhando em conjunto pra formatar a linhas geral do disco, convidando o Haley Guimarães, da também paraibana Burro Morto, pra fazer a direção musical e convidamos algums amigos para participações mais que especiais como Chico Cesar, Oliveira de Panelas e Luiz Carlos Vasconcelos.
CamilaB - O que vocês querem passar pro paÃs/mundo através deste quinto CD?
Arthur Pessoa - A idéia é mostrar esse rico nordeste oculto que nós temos, com uma infinidades de crenças, saberes e tradições, especialmente esse lado mÃstico e espiritual muito presente em todo o interior nordestino mas tão pouco conhecido e compreendido em suas origens. Um dos textos do Marsicano que compõe, junto com as fotografias, o livro Nordeste Desvelado que acompanha o disco, diz que o nordeste é um vortex magnético, chakra terrestre onde várias tradições magÃsticas se entrelaçam. Essa idéia resume de certa forma o conceito do trabalho.
CamilaB -Quais as canções que destacas? As que te marcaram mais?
Arthur Pessoa - Destaco a canção "Jurema" que abre o disco com uma citação de um poema do William Blake traduzido pelo Marsicano e narrado na voz do ator paraibano Luis Carlos Vasconcelos. Ela mostra a força dessa tradição indÃgena ainda muito presente em diversos rituais no interior nordestino e reflete o poder que essa planta sagrada resguarda, sendo usada por muitos grupos indÃgenas também como forma de resistência e manutenção das suas práticas culturais. Destaco também a faixa "Aboio Indiano" que tem a participação do Chico Cesar e mostra como o canto dos vaqueiros nordestinos tem origem evidentemente oriental que entrelaça o mântrico aboio nordestino aos ornamentos da sofisticada técnica vocal clássica indiana.
CamilaB - Vocês optaram disponibilizar o CD pra download gratuito na internet, o que motivou vocês a democratizar esse acesso?
Arthur Pessoa - Foi uma contra-partida que já estava incluida no projeto aprovado pelo BNB. Como se trata de uma obra com financiamento público, entendemos que dever ser, em parte, disponibilizado gratuitamente para download na internet, assim como fizemos com o último CD que teve o patrocÃnio da Petrobras e também foi disponibilizado na net como forma de democratizar o acesso ao trabalho.
CamilaB - A turnê iniciou este mês em Minas. Vão circular por quantos Estados, até agora? Essa turnê chegará a Belém?
Arthur Pessoa - Ainda não temos uma agenda completa e fechada, mas temos datas marcadas no Rio de Janeiro, Manaus, Buenos Aires entre outras que estão sendo confirmadas. Com certeza queremos levar o show ao maior número de lugares possÃveis e isso inclue passagem por Belém do Pará, sem dúvida! Até porque, temos ótimas lembranças da nossa última passagem por ai.
CamilaB - Quando a Cabruêra participou do Se Rasgum, em 2010, o que mais chamou a atenção de vocês naquele público presente?
Arthur Pessoa - Foi incrÃvel a receptividade do público paraense ao nosso trabalho. O público do Festival é muito interessado e participativo. Lembro que houve uma interação muito forte entre banda e público e não vemos a hora de estar de volta a esse região tão especial do Brasil.
CamilaB - Sobre o livro de Augusto, qual a importância de mostrar esse Nordeste ainda desconhecido por poucos e até mesmo marcado por esteriótipos?
Arthur Pessoa - Acredito que o projeto procura dar uma contribuição nesse sentido de mostrar os muitos nordeste que existem, esse nordeste oculto, abissal, magmático e secreto. Nas palavras do Marsicano: "jamais entenderemos a cultura nordestina sem considerarmos sua dimensão metafÃsica (...) o livro Nordeste Desvelado e o CD Nordeste Oculto resgatam essa tradição iniciática que resistindo séculos de inquisição, colonialismos, intolerâncias religiosas e demais tentativas de demonizar a civilização popular nordestina, mantém-se solene e incólume geração pós geração".
CamilaB - Como o leitor-ouvinte pode adquirir o kit?
Arthur Pessoa - Através do email cabrueramusic@gmail.com o interessado fica sabendo como adquirir o projeto que pode ser enviado pelos correios de forma rápida e segura.
Quer conhecer os outros trabalhos da Cabruêra? Conheça o site deles. O CD Nordeste Oculto está disponÃvel para download gratuito, no Overmundo. É só clicar aqui! Ouça o Nordeste desvelado pelos cabras: Nordeste Oculto
(06)Jogando .net o MELHOR SERVIDOR DE MU ONLINE DO BRASIL!
Season 6 Ep. 3 em todos os Servers. Sendo 7 servers diferenciados proporcionando sua diversão.
Não perca os Eventos e promoções do Dia das crianças, diversão para todos na Jogando.net:
- Jdiamonds e Jcachs em drobro, concorra a um iPad e diversos prêmios!
Estamos preparando a nova Maratona de eventos das crianças, em breve os melhores eventos de todos os tempos!
VEJA ALGUMAS NOVIDADES :
Novos kits : DEVASTATOR e SUPREMO DIAMOND V2 {apenas 100 unidades} com Rings e Pendat Mysthical ;
Novos Shields Power v3 18 opts ;
Conheça também o site de Animes Cloud: http://www.animescloud.com, mais de 20.000 videos online.
>> CADASTRE-SE E GANHE 5 DIAS DE VIP
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!