PAISAGEM BRUTA
Como o próprio tÃtulo diz, Paisagem Bruta remete à percepção da cidade como energia dilacerada, em que o curador, Luiz Camillo Osório buscou em desenhos, vÃdeos, pinturas, fotografias, esculturas e objetos de artistas como Afonso Tostes, Ana Holck, Fabio Flicks, José Rufino, Marcone Moreira, Nino Cais, Wagner Morales, entre outros, que mostram a fragmentação e a brutalidade de uma cidade grande.
Nas obras expostas a cidade aparece como imagem, materialidade, sÃmbolo, fragmento e luz. Esta é a brutalidade que se faz paisagem. Cada artista parte do que está à mão: dos materiais e da tecnologia necessários, dos resÃduos e dos sonhos disponÃveis, apropriando, deslocando, processando, produzindo uma visualidade ao mesmo tempo real e imaginária.
A mostra paralela pretende estabelecer um diálogo com exposição das obras do maior escultor brasileiro vivo, Ivens Machado, que também será inaugurada no dia 27 de setembro, e esta aproximação seria também uma forma de criar um eixo, tanto conceitual como formal, para a seleção das obras. “Olhando a lista de artistas da Galeria VirgÃlio, com a obra de Ivens na memória, fui percebendo uma possibilidade de abordar a paisagem urbana no que ela tem de brutalidade e fragmentaçãoâ€, diz o curador. A mostra fica em cartaz até o dia 27 de outubro.
Artistas participantes da mostra
Afonso Tostes, Ana Paula Oliveira, Ana Holck, Biasino Gesualdi, Dália Rosenthal, Eduardo Frota, Fabio Flacks, José Rufino, Marconi Moreira, Marcus André, Nino Cais, Osmar Pinheiro, Paulo D’alessandro, Paulo Jares, Vanderlei Lopes, Wagner Morales, Gabriela Machado.
“Paisagem Bruta†Curadoria de Luiz Camilo Osorio
Exposição 28 de setembro à 28 de outubro de 2006
Abertura 27 de setembro - quarta feira - Ã s 20h
Visitação Seg a sex das 10 às 19hs / Sab das 10 às 17hs
Oi Nino!
Que tal colocar este texto na agenda? É o melhor lugar do site para divulgar eventos. Sem contar que há um sistema de busca por data, cidade, etc que faria a sua dica ser encontrada pelas pessoas com mais facilidade.
Ah, e não poderia deixar de falar: adorei a foto. Desperta curiosidade.
abs!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!