Série de TV registra festas populares pelo Brasil

Divulgação / Projeto Paralelo Comunicação
Bacamarteiros estarão em um dos episódios de Foliar Brasil Doc
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
29/5/2014 · 0 · 0
 

As festas do Divino, em Pirenópolis (GO) e em Diamantina (MG), de Santo Antônio, em Santo Antônio de Pádua (RJ), e a de São João, em Campina Grande (PB), serão os próximos destinos da equipe da série Foliar Brasil Doc, que está rodando o Brasil para registrar as principais festas populares país afora. Dirigida por Carolina Paiva, da Flora Filmes, a série, de 13 episódios com 24 minutos cada, será exibida em 2015 no canal Prime Box Brazil TV.
As gravações tiveram início em março, durante o carnaval carioca. Desde então, a equipe já filmou a Festa do Papangu, no município de Icapuí (CE), a Festa da Lavadeira, em Recife, e de São Jorge, no Rio de Janeiro. “Fiquei impressionada com a quantidade de devotos de São Jorge no Rio. Mal conseguimos andar pelo bairro de Quintino. Às 4h30 da manhã, as igrejas já estavam lotadas e achamos curioso ver o Jorge Benjor, devoto do santo, lá dentro desde cedo”, diz Carolina.
A diretora ficou surpresa também ao saber do imbróglio envolvendo a Festa da Lavadeira, criada há 28 anos na Praia do Paiva, em Pernambuco, e os administradores de um megaempreendimento imobiliário que expulsou a tradicional manifestação cultural de seu lugar de origem. “Estão transformando a Praia do Paiva em um bairro planejado, de ricos, onde as pessoas do lugar estão sendo proibidas de realizar a festa, organizada há quase três décadas. Este ano, pela terceira vez, a Festa da Lavadeira teve que ser transferida para Recife, a contragosto dos moradores”, conta a diretora. Tudo isso será mostrado na série.
Até julho, a equipe irá ainda para o Amazonas, registrar o Boi Bumbá de Parintins, para a Paraíba, gravar o São João de Campina Grande e voltará ao Rio de Janeiro para gravar em três cidades diferentes: no município de Santo Antônio de Pádua acontece a Festa de Santo Antônio, em Paraty é realizada a Festa de São Pedro, e em Vassouras, o Festival Vale do Café. “O Brasil está no foco do mundo. Essa é uma forma de mostrar o Brasil como ele é através das festas populares”, diz Carol.
Sobre a diretora: sócia-fundadora da Flora Filmes, Carolina Paiva dirigiu o longa documentário “O Rei da Munganga” (2009) e a ficção “Foliar Brasil” (2006), que participou de festivais nacionais e internacionais, e foi licenciado para TV´s Nacionais e Internacionais. Assinou diversos curtas e médias-metragens, vídeos institucionais, comerciais, programas de TV - música, esporte, eleitoral e marketing político. Destaque para a direção do programa “Mãe e Cia”, do canal GNT (2011), e para a direção dos comerciais: Câncer de Mama (2008) e IDEC (2005). Foi Diretora Geral dos projetos: “Cinema na Praça” (2007),“Cinema nos Bairros” (2006) e Cinebrasil” (2000-2001).
Sobre a Box Brazil: programadora de Tv por assinatura com quatro canais: Prime Box Brazil, Music Box Brazil, Travel Box Brazil e FashionTV Brasil, que estão disponíveis em todo o país e contam mais de oito milhões de assinantes, distribuídos pelas operadoras NET, Claro TV, GVT TV, Sim TV, Via Cabo, entre outras.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados