SOLTO ENTREVISTA: ANTONIO RONALDO

1
Solto · Natal, RN
10/9/2009 · 0 · 0
 

Entre as décadas de 70 e 90, o poeta e compositor potiguar Antônio Ronaldo escreveu uma boa quantidade de poemas e músicas. Alguma coisa dessa produção ficou conhecida nas vozes de Cida Lobo e Geraldo Carvalho e também por meio dos livros “Badulaques, Bombons/Stars Afins/Certas Canções Insertas”, de 2000, e “Jeans Avariado”, de 2003; enquanto boa parte permaneceu engavetada. Neste ano, porém, Antonio Ronaldo resolveu remexer em seus escritos e selecionar algumas composições para o CD “Sátiro”, que será apresentado ao público dia 11, às 20h, no Teatro de Cultura Popular, no show de lançamento.

Com arranjos de Jubileu Filho, o disco tem 12 músicas e marca a estreia de Antônio Ronaldo, aos 52 anos, como cantor. “Sempre dependi de outros artistas para ter minhas músicas gravadas, mas hoje com os intérpretes todos desenvolvendo - e com muita competência - seu lado compositor, caso de Cida Lobo e Valéria Oliveira, vi que se eu quisesse ver minhas músicas gravadas eu mesmo teria que gravar”, diz Antonio Ronaldo.

Na hora de selecionar as músicas, ele pensou em fazer uma distribuição igual entre sua produção solo e o que escreveu em parceria. “Incluí seis composições minhas e seis em que divido a autoria com poetas do meu convívio, como João da Rua, Paulo Procópio, Jarbas Martins e Carlos Magno Fernandes”, cita.

Antônio Ronaldo nasceu em Mossoró em 1957, mas desde 1971 vive em Natal. Ligado no tropicalismo e na contracultura, quando adolescente se juntou ao movimento de poesia alternativa (também chamada de marginal). Foi quando escreveu e publicou, em mimeógrafo, seus primeiros versos e participou de festivais de música.

“Eu escrevia poesia e compunha dentro de uma mesma regularidade. Não é que a poesia tivesse prioridade. Apenas o escoamento da produção literária naquela época - pelo menos da forma artesanal como a gente fazia - era muito mais simples do que o escoamento musical”, lembra.

Ainda bem que tudo ficou mais fácil. Do encarte à produção musical e material de divulgação, o CD “Sátiro” saiu caprichado. O disco conta com participações especiais de cantores que gravaram músicas de Antônio Ronaldo e que no dia do show também deverão estar presentes.

http://soltonacidade.com.br/news/index.php?option=com_content&view=article&id=891:antonio-ronaldo-apresenta-satiro&catid=36:entrevistas&Itemid=67

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados