Até hoje é possível ouvir em todo o país, a frase que foi incorporada à filosofia de vida de milhares de pessoas: "Eu sou brasileiro, não desisto nunca". E você, também não desiste nunca?
A campanha publicitária “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, lançada em 19 de julho de 2004, pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), teve em sua primeira fase, a veiculação, em cadeia nacional, de dois filmes de exemplos de superação. O primeiro exibe o músico do grupo "Paralamas do Sucesso", Herbert Vianna. São mostradas fotos do cantor em atividade, quando estava no auge do sucesso, em seguida manifestações dos fãs, incentivando sua recuperação de um acidente de ultraleve, que o deixou em coma, além de ter sofrido a perda de sua esposa, que o acompanhava na hora do desastre. Posteriormente aparecem manchetes de jornais, indicando que o músico havia saído do coma, que sua recuperação obtinha êxito, que ele voltaria a cantar, mesmo em cadeira de rodas. Por fim, fotos de Herbert fazendo shows.
O segundo filme tem praticamente a mesma seqüência do primeiro, dessa vez a personalidade é o jogador de futebol, Ronaldo Nazario de Lima, o "Fenômeno". São exibidas fotos do jogador enquanto criança, imagens de seus gols eternizados, o momento em que sofre uma grande lesão no joelho, que acarretou em seu afastamento dos campos. Após este acontecimento, o jogador ficou desacreditado, pois ao retomar suas atividades, Ronaldo não havia se mostrado tão talentoso quanto antes. Especialistas afirmaram que o “Fenômeno havia acabado”. Por fim, são lançadas imagens de Ronaldo fazendo seus gols e levando a Seleção Brasileira ao Pentacampeonato Mundial.
Nos dois casos, exemplos claros de superação, quando a perseverança vence todo e qualquer obstáculo.
Como se não bastasse todos os elementos visuais para emocionar quem estivesse assistindo aos filmes citados, eles ainda vêm acompanhados da música “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Mota. Foi empregado um forte apelo emocional, ao inserir a letra de uma música que fala em fé em Deus e na vida.
Tente Outra Vez
Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!
[...]
Tente!
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Tente outra vez!
A Associação Brasileira de Anunciantes atingiu seu objetivo, após a campanha, em todos os cantos do país, ouve-se o slogan “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”. Há tempos que não se via o brasileiro tão empolgado com sua força interior. Sua auto-estima que estava em baixa, subiu a níveis surpreendentes, o espírito de patriotismo elevou-se também.
Através dos internautas, a ABA pôde verificar em seu web site, que seus esforços tinham sido recompensados. Centenas de pessoas manifestaram suas opiniões. Centenas de pessoas supostamente menos ou mais esclarecidas, se manifestam da mesma maneira. Percebe-se que a partir da campanha, os brasileiros descobrem uma força adormecida, um orgulho esquecido. Um sentimento que sempre tiveram, mas que nos últimos tempos não queria se fazer aparecer.
Mas qual o verdadeiro objetivo da campanha “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”? Incutir na população o espírito de patriotismo, de auto-estima, de estímulo, mostrar que ele realmente faz parte desse país como um todo? Ou através desse sentimento “adquirido”, fazer com que ele não direcione os inúmeros problemas socio-econômicos do país ao poder público? Fazer com que ele esqueça de quem são as responsabilidades. Pois se tem na cabeça a mensagem: “Eu sou Brasileiro e não desisto nunca”, de certa forma isso quer dizer que não importa o que venha, nem de onde venha, pois ele enfrentará mais este obstáculo em sua vida. A corrupção está numa crescente incontrolável, a inflação? “Não importa”. Se não há emprego, não tem educação. “Importa menos ainda”. Não tem saúde, saneamento básico? “Não existe o menor problema, pois eu sou brasileiro e não desisto nunca. Aconteça o que acontecer, terei forças para continuar lutando, tendo fé em Deus, na vida e tentando outra vez”.
Dessa forma o povo vai aceitando, inconscientemente, as mazelas que o país oferece: desigualdade social, falta de uma vida digna, miséria, má distribuição de renda, entre outros problemas que assolam este Brasil dos brasileiros que não desistem nunca.
Não resta dúvida que esta foi uma das campanhas publicitárias mais exitosas da história da propaganda brasileira. Afinal, após cinco anos do seu lançamento, ela ainda é fortemente lembrada, e assim vai cumprindo o seu papel de alienar a massa. Mas, toda vez que ouço alguém dizer que é brasileiro e não desiste nunca, fico logo de orelha em pé!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!