Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, Natal será a capital brasileira do folclore. Serão quatro dias de intensa programação com direito a debates, palestras, reuniões de grupos de trabalho (GTs), oficinas, exposições e apresentações artÃsticas. O grande homenageado (in memorian) do evento será o professor e estudioso potiguar Câmara Cascudo — um provinciano incurável que detestava ser chamado de folclorista. Preferia 'antropólogo das coisas populares'.
Entre as oficinas, temas como xilogravura, dança popular, teatro de bonecos, brinquedos e vÃdeo. Também está programado um Fórum cooredenado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.
Programação resumida:
Terça, 29/8
Após credenciamento e abertura oficial, está marcada a conferência "LuÃs da Câmara Cascudo: um brasileiro feliz" (19h). Em seguida, à s 20h30, abertura do Salão Brasileiro de Arte e Cultura Popular.
Quarta, 30/8
No perÃodo da manhã reuniões dos GTs e oficinas. À tarde, as conferências "Tradições nordestinas: heranças lusitanas"; "Folclore e turismo" e "Turismo e religiosidade popular" e, fechando o dia, a mesa-redonda "Culinária, folclore e turismo"
Quinta, 31/8
Manhã: GTs e oficinas
Tarde: conferências "Tradição oral, registro e recriação" e "O cordel no século XXI". Mais as mesas-redondas "Parafolclore e turismo" e "Patrimônio imaterial e turismo"
Sexta, 1º/9
Manhã: GTs e oficinas
Tarde: mesas-redondas "Ocorrências lúdico-religiosas no Folclore" e "Promoção oficial: folclore, parafolclore e turismo". Encerramento com reunião plenária da Comissão Nacional do Folclore.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!