Museu Fritz Müller

Jean Oecksler
Visitar este museu é ter acesso à Mata Atlântica em sua beleza e complexidade.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
16/11/2007 · 78 · 0
 

Johann Friedrich Theodor Müller, o Fritz Müller, nasceu na Alemanha e veio para Blumenau em 1852, a pedido do imigrante-chefe, Doutor Blumenau.

Formado em Medicina e Filosofia, Fritz Müller não exerceu grandiosamente nenhuma das duas ciências enquanto se estabelecia no Vale do Itajaí. Sua paixão, assim que começou a desbravar a mata, foram a fauna e a flora, dais quais se tornou observador e pesquisador.

Qual seria a importância deste cientista alemão exilado em Blumenau tanto tempo atrás? Fritz Müller era amigo que Charles Darwin e o título que este lhe deu de “Príncipe dos Observadores†não foi em vão: Fritz Müller descobriu, observando, que borboletas de cores semelhantes tinham um gostou muito ruim, e que isto as protegia de seus predadores. E então? Darwin utilizou esta descoberta na sua Teoria da Seleção e denominou tal forma de mimetismo de Mimetismo Mülleriano. Müller também descobriu uma forma larval de que preencheu, dali por diante, uma lacuna que existia na teoria evolucional dos crustáceos.

Por se tratar de um cientista que proclamava a biogênese (a idéia de que a vida vinha da vida, não de um deus), Müller foi aos poucos sendo excluído da colônia Blumenau. O terreno que lhe foi dado para construir a casa era dos mais distantes do centro e só se chegava lá de barco. Doutor Blumenau, luterano, não queria um cientista ateu por perto.

É por isso que nos roteiros culturais para se fazer a pé que são publicados em Blumenau não aparece o nome do Museu Fritz Müller. Montado na antiga casa do cientista, às margens do Rio Itajaí Açu, o museu é um verdadeiro arsenal entomológico e nos mostra, sem querer, como desenvolveu-se a pesquisa científica nos últimos 100 anos.

O Museu Fritz Müller, que existe desde 1936, há onze anos pertence à Faema, órgão municipal de meio-ambiente, e hoje mantém uma importante atividade de educação ambiental, sendo visitado principalmente por estudantes e turistas.

Visitar este museu não é somente uma viagem à história e aos hábitos de um cientista do século XIX: é também conhecer a fundo, cientificamente, a fauna e a flora da Mata Atlântica que encobre Blumenau e se deixar encantar belas belezas naturais desde reduto de floresta tropical.

onde fica
Em Blumenau, Santa Catarina.
O Museu fica localizado alguns quilômetros do centro da cidade, mas seu acesso é facilitado, pois a Rua Itajaí e uma das principais vias para se chegar a Blumenau pelo litoral.
No entanto, o endereço é este:
Localização: R. Itajaí, 2.195 – Vorstadt
por que ir
Pelo empenho que este cientista isolado empreendeu ao pesquisar, analisar e escrever sobre suas descobertas. Fritz Müller é mundialmente conhecido - principalmente pela comunidade científica - pelo auxílio que deu a Darwin em algumas de suas principais descobertas.
Sem falar de Müller, ainda oa espaço é importantíssimo para a educação ambiental de crianças e jovens.
quando ir
Funciona todos os dias, mas não em todos os horários. Portanto, atenção:

Diariamente das 8h às 11h:30 e das 13h:30 às 17h:30.
quem vai
Turistas ecológicos, turistas simplesmente, estudantes, curiosos, pesquisadores, cientistas e admiradores da obra do blumenauense.
quanto custa
Entrada Franca.
website
http://www.turismoblumenau.com.br/conteudo/index.aspx?codigo=101
contato
Através do telefone 47 3326-6890

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados