125 com Picasso

1
neiza teixeira · Parintins, AM
12/1/2007 · 15 · 1
 

125 Anos com Picasso e 25 Anos com o Guernica

No dia 26 de Abril de 1937, a cidade de “Guernica†foi bombardeada pela “Legião Condor†do Exército Alemão. Este acontecimento foi acompanhado por Picasso, através das imagens exibidas pela televisão francesa, poucos dias depois do massacre. Os homens da cidade, em idade de combater, estavam na frente de batalha, então, as vítimas foram as mulheres e as crianças. É isto que nos mostra o emblemático quadro, apresentado pela primeira vez em 1937.
Em 1937, os representantes da frente popular encomendaram a Picasso uma tela para ornar o pavilhão espanhol durante a Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la vie Moderne, de Paris. Por um lado, como o título da exposição indica, seria uma ode aos avanços da ciência e da técnica. Por outro, o stand da Espanha tinha como objetivos levar ao conhecimento do mundo o sofrimento do povo espanhol frente ao avanço da guerra e alertar a comunidade internacional para o perigo do fascismo. Em apenas seis semanas, o pintor malagenho criou uma obra que traduz um dos maiores protestos contra a guerra: Guernica. Após a exposição de Paris, Picasso doou o referido quadro à República espanhola, que caminhava para a consolidação da democracia. Este processo foi interrompido pela Guerra Civil Espanhola. Em 1939, o Guernica chegou ao MoMA de New York. Durante a exposição, Picasso decidiu que esta Instituição se encarregaria da sua custódia enquanto em Espanha não se restaurasse a República. Em 1981, retorna à casa o “último exiladoâ€. É a consolidação do Estado democrático espanhol, 125 anos do nascimento de Picasso e 25 anos do retorno do Guernica que são comemorados em 2006.
Picasso não conhecia Guernica, e jamais a conheceu. No entanto, aquilo que hoje, na linguagem bélica, se reconhece como efeitos colaterais serviu como um protesto universal contra todas as guerras.
No momento em que Picasso pintou esta obra, a sua iconografia apresentava-se crispada, mordaz e agressiva. São desta época as obras Mulher com tamborim (1939), Mulher que chora (1937), que, segundo os críticos, demonstram o sofrimento do pintor, partilhado com seu povo, e da sua própria vida pessoal. Se o Guernica se apresenta como uma síntese da arte neste período, também se pode dizer que a Espanha na sua totalidade, aí, está representada. Picasso, como disse Dalí, juntamente com este, levaram para a França, feliz pelo domínio do pensamento racional, o irracional e o místico. Eles levaram uma nova vida para a França e para o mundo, diríamos nós.
No Guernica, a Espanha reúne a sua grandiosidade, a sua riqueza, o místico, o seu irracionalismo, e também a sua dor, e a dor que é de todos os homens. O negrume do pensamento e o profundo da maldade humana Picasso conseguiu retratar nesta obra. Os esboços preparatórios para a obra constituem-se em obras independentes que compõem um todo sobre a rejeição de um dos maiores crimes legitimados pelos povos: a guerra.
O Guernica, óleo sobre tela, de 1937, com 349,4 x 776,6 cm. Expõe no seu espaço o desespero humano nas cores branco, negro, cinza. Cada detalhe exalta um sentimento que não poderia ser, talvez, registrado por outra manifestação artística.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Fernando Mafra
 

Neiza, bem-vinda ao Overmundo. Antes de mais nada seu texto está muito legal, mas infelizmente ele não se encaixa na proposta do Overmundo. A idéia do site é falar sobre produção cultural brasileira. Talvez se você pudesse traçar um paralelo sobre Picasso ou a Guernica e algo brasileiro poderia sair algo muito interessante.

Aguardo ansiosamente outra contribuição sua, até lá, apague essa (no lixinho ali do lado direito quando você entra para editar). Para ver mais detalhes sobre a proposta do Overmundo, acesse a ajuda.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 10/1/2007 19:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados