Anand Rao no Psiu Poético em Montes Claros

Agnes Adusumilli
Anand Rao
1
Anand Rao · Brasília, DF
6/10/2014 · 1 · 0
 

O Músico, Poeta e Jornalista Anand Rao estará participando do Psiu Poético (http://www.psiupoetico.com.br/) . Ele realizará uma Oficina de Musicalização no Auditório Cândido Canela no Centro Cultural Hermes de Paula no sábado, dia 11 de Outubro, a partir das 10 h. O Centro Cultural Hermes de Paula fica na Praça Dr. Chaves, 32, Centro, em Montes Claros – MG onde se realiza o Psiu Poético.

A Oficina de Musicalização

Na oficina o músico tocará músicas próprias e da MPB e estimulará a todos que criem textos na hora parra musicalização. Tudo será gravado digitalmente pois, o músico só viaja com sua mesa de som, pedais, violão, microfone e gravador. Tudo é registrado por filmagem e distribuído para o canal do You Tube (https://www.youtube.com/user/Producaonandrao). As gravações das músicas feitas na hora disponibilizadas no seu canal no soundcloud (https://soundcloud.com/anand-rao) depois são postadas e comercializadas via download na sua loja virtual na One RPM (https://www.onerpm.com/anandrao) e na loja virtual do Itunes. Todo este projeto será explicado detalhadamente pelo músico.

A AG Produções e Eventos Culturais (https://www.facebook.com/ageventosculturais) faz a produção do músico.

A única necessidade é que haja pedestal para micrfone e caixas amplificadas ou sonoraização no local para que o público possa curtir a oficina.

Quem é Anand Rao

Anand Rao começou a tocar em 1979 e de lá para cá fez inúmeros shows e CDs. É parceiro de diversos poetas do Brasil, pois música poemas no palco sem nunca tê-los lido. Faz shows anualmente no 55 Bar em New York City, USA. Faz workshops/oficinal em feiras de livro, escolas, ambientes diversos sobre o processo de musicalização de textos. Lançou ao longo da vida cerca de 20 livros de poesia e do ano passado até este ano mais de 25 CDs. Seu processo de composição é visceral. Sem nunca ter lido os poemas, textos diversos, ele os musica utilizando pedais de loopings e efeitos de violão para valorizar e enriquecer o processo. Nos seus workshops além de musicar a todos os presentes na hora ensina como os mesmos poderção comercializar seus trabalhos para download e etc. Seus CDs estão disponíveis para downlado na loja da apple, Itunes, bem como, na One Rpm: https://www.onerpm.com/#/anandrao. Tudo que faz também está à disposição em seu canal no You Tube: https://www.youtube.com/user/Producaonandrao. É o Diretor Responsável pela Rádio Cultura Alternativa que só divulga músicos e poetas Lado B: http://radioculturaalternativa.com/. Também tem o canal de televisão na UstreamTv Americana onde transmite ao vivo seus Saraus, entrevistas e programas diversos: http://www.ustream.tv/channel/sarau-cultural-do-anand-rao. É o editor do Portal de Arte e Cultura Alternativa Independente com 200.000 acessos mês, quase 7.000 dia, http://www.culturaalternativa.com.br/. Tem cerca de 30.000 seguidores em suas páginas privadas, perfil I e II no facebook: https://www.facebook.com/anandraomusico e https://www.facebook.com/anandraoII. E suas páginas públicas: https://www.facebook.com/anandraomultiempreendimentos, https://www.facebook.com/jazzturismodrops e https://www.facebook.com/saraudoanandrao .


O Psiu Poético

O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético é um Festival de arte contemporânea que tem a Literatura – Arte Poética como eixo central. O Projeto é realizado há 28 anos pelo Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética de forma ininterrupta, tendo como curador um de seus idealizadores, o poeta, ator e agitador cultural João Aroldo Pereira. Sendo referência no fomento e valorização da literatura brasileira, o Psiu Poético, nos seus 28 anos de existência, influenciou gerações se firmando como um projeto de resistência cultural, responsável diretamente pela formação de escritores, poetas e artistas. Nomes como Waly Salomão, Alice Ruiz, Fernando Bonassi, Adão Ventura, Arnaldo Antunes, Anelito de Oliveira, Mirna Mendes, Adélia Prado, Thiago de Mello, Jorge Mautner, Virna Teixeira, Makely Ka, Ricardo Aleixo, Murilo Antunes, Nicolas Behr, Karla Celene Campos, José Carlos Capinam, Leila Míccolis, Carlos Nejar, Renilson Durães, Yvonne Silveira, Estrela Leminski, entre tantos outros já participarão das edições do projeto. O Psiu Poético faz parte do calendário cultural da cidade de Montes Claros e região do Norte de Minas Gerais e da cena poética brasileira.
Em sua 28ª edição, o Salão se confirma como um projeto de integração cultural que tem a poesia como principal referência, mas usando elementos de outras expressões artísticas, como música, cinema, performance e artes plásticas. A vasta e diversificada programação do projeto é totalmente gratuita e aberta ao público, possibilitando a democratização cultural. Como diz a poeta e socióloga Mirna Mendes “A experiência do “Psiu” é prenhe de ecos, uma ciranda que abre os braços para quem quiser ousar a poesia. Aceita todas as idades, todas as cores, tudo que cabe dentro da vida. É o modelo de política cultural que o Brasil merece.”

O Centro Cultural Hermes de Paula

A construção do Centro Cultural Hermes de Paula, segundo dados do facebook, se deu em 1979 e foi de extrema importancia para o movimento teatral de Montes Claros. A História nos mostra que em 1979 seria construída uma Biblioteca e um Auditório para Conferência onde se encontra hoje o Centro Cultural. O grupo de teatro Tapuia junto com outros artistas começaram a questionar a construção e solicitaram ao prefeito Antônio Lafeetá Rebello a construção de um teatro. O prefeito aceitou a solicitou e determinou ao arquiteto José Corrêa Machado a construção. As obras foram suspensas e Felício Ferreira do meio teatral de Belo Horizonte, indicado para companhar as mudanças. O novo projeto acrescentava camarins, coxias, varas de iluminação, painel de som, urdimento e aumento da altura do palco.

Assessoria de Imprensa
AG Produções e Eventos Culturais
ageventosculturais@gmail.com
(61) 82027100

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados