Cine Excelsior, Parabéns pelos seus 55 anos!

Jornal Tribuna de Minas (1998)
Interior do Cine Excelsior
1
Cine Excelsior · Juiz de Fora, MG
8/2/2013 · 6 · 0
 

Parabéns pelos seus 55 anos de inauguração e pioneirismo, Cine Excelsior!

Hoje, dia 08 de fevereiro de 2013, o Movimento Salvem o Cine Excelsior cumpre o papel de comemorar um verdadeiro marco do cinema em Juiz de Fora e região: a abertura ao público deste cinema nos idos do ano de 1958.

Triste é a cidade que não cuida e preserva de seu passado…

Através de sua tela vimos dramas, comédias, aventuras, ficções científicas, animações, filmes dos mais diversos gêneros e formatos, tivemos contatos com mundos incríveis e culturas distintas. Ali, naquele espaço grandioso e espetacular, construímos nossos sonhos e criamos nossas identidades. Hoje, infelizmente, presenciamos a destruição sistemática desta bela história cultural…

Estar fechado e com obras (para abertura de um estacionamento!) não é a notícia, nem o presente, que gostaríamos de dar à população de nossa cidade.

Preferíamos uma nova tela de projeção; uma nova cabine com projetores modernos; inúmeras poltronas novas e confortáveis e, principalmente, público – muita gente para assistir os filmes na sessão de estréia.

Infelizmente, a omissão e o descaso do Poder Público Municipal, durante anos, não permitem que a população ganhe do Cine Excelsior um presente melhor (ou, pelo menos, à sua altura!). São inúmeras histórias, desculpas e conversas, que vão desde as supostas faltas de embasamento jurídico ou técnico, até mesmo a ausência de uma política cultural específica que contemple nosso intuito. O que falta é compromisso e ousadia na política cultural em nosso município, que trava e penaliza iniciativas de preservação e revitalização como a que pleiteamos há anos.

Todos os que puderam decidir sobre o seu destino simplesmente lavaram as mãos, do alto de sua arrogância. A exceção a isto foi o Poder Legislativo que, além de promover sempre o debate aberto e democrático, não só ouviu o clamor popular como pediu (formalmente, por ofício), com a assinatura de todos os Vereadores, o Tombamento do Cine Excelsior ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural (COMPPAC), que ignorou tal pedido – desrespeitando a legitimidade da Casa Legislativa.

Enfim, nestes anos todos, fomos envolvidos no embrolho de inúmeros políticos, superintendentes de cultura e membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural (COMPPAC), que chegaram ao Poder (por acaso ou na base do “puxassaquismoâ€) e nada resolver sobre a preservação definitiva do cinema. O fato é que, com raríssimas exceções, são pessoas que nada entendem do audiovisual e de Arquitetura – quiçá de Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural.

Apesar da falta de apoio oficial para o Cine Excelsior, tivemos amplo e legítimo apoio popular, expresso nas ruas, na internet e nos abaixoassinados promovidos pelo Movimento “Salvem o Cine Excelsiorâ€. E não podemos nos esquecer de alguns apoiadores na imprensa local!

A nossa luta continua!! Pois acreditamos sempre no potencial da cultura em transformar nossa realidade!!! Só quem conheceu o Cine Excelsior sabe do que estamos falando!!

Hoje, o presente que podemos dar, é a criação dos Amigos do Cine Excelsior.

Trata-se de uma associação, com vários objetivos, sendo que o principal é lutar para a preservação do Cine Excelsior.

Organizados em uma entidade somos mais fortes e poderemos lutar com mais garra e força legal.

Apoie esta ideia!! Viva Cine Excelsior!!!

Visitem o nosso blog: www.cinemaexcelsior.com.br

E não deixem de nos acompanhar!

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados