Convocando os jovens à exercer sua cidadania de maneira prática e divertida, o Conselho Municipal da Juventude de Brumadinho realizou o festival Diálogos da Juventude, que de 28 de novembro à 2 de dezembro mobilizou toda a cidade.
A programação envolveu shows, intervenções e atividades de formação livre, propondo uma reflexão sobre o engajamento polÃtico da juventude na cidade. Religião, polÃtica, cultura, e meio ambiente estiveram entre os temas de discussões, que ao longo dos dias contaram com a participação de diversas organizações e jovens da cidade.
O Conselho Municipal da Juventude teve uma preocupação em ocupar espaços subsidiados de Brumadinho e oferecer uma programação acessÃvel à todos os públicos e idades. Assim, a programação musical aconteceu na Praça da Rodoviária, local esquecido pela prefeitura, e contou com um estilo diferente por dia, com apresentações de rock, mpb, funk e música eletrônica. Já a Casa da Cultura, que está parada e é mal aproveitada, foi uma das bases da produção, servindo de ponto de encontro, alimentação e espaço para reuniões, além de receber atividades de formação livre – oficina de fotografia, comunicação, #ConversasInfinitas e debates.
As escolas da cidade também receberam a programação. De quarta a sexta-feira, o ConJuve fez intervenções durante as aulas, montando em cada uma dois stands de provocação com as perguntas “quem somos?†e “o que queremos?â€, instigando os alunos a refletirem sobre seu papel na sociedade e seus sonhos, buscando conhecer melhor as ideias dos jovens para realizar as próximas ações na cidade.
O ConJuve se mostrou muito bem posicionado na cidade e realmente afim de construir uma nova juventude, que luta por seus interesses, conhece seus direitos e exige polÃticas públicas voltada para eles. O grupo é grande, conta com jovens de 16 a 20 anos, conhece muito bem seu território e sabe se posicionar.
O Fora do Eixo também colaborou com a ação. A Casa e o coletivo Semifusa, de Ribeirão das Neves, marcaram presença no evento servindo de base da produção e provocando a formação de um novo coletivo. A partir do contato com a rede, membros do ConJuve e outros jovens da cidade formaram então o Nós do Vale, que está agora em processo de estruturação.
Tags: brumadinho, coletivo, conselho de juventude, fora do eixo, nos do vale, paraupebas, Região Metropolitana, semifusa, vale
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!