“Acorda Recife, acorda/ Que já é hora de estar de pé/ Levanta o carnaval começou/ No bairro de São José..."
E o Galo da Madrugada, hein? O que dizer? Pois é, “ao som dos clarins de Momo”, o maior bloco carnavalesco do mundo (www.overmundo.com.br/guia/galo-da-madrugada) mais uma vez mostrou porque sempre é uma das melhores pedidas do Carnaval do Recife, arrastando 1,5 milhão de foliões pelas ruas estreitas dos bairros de São José e Santo Antônio. Se você quiser brincar apenas um dia na cidade, escolha o sábado de Zé Pereira no Galo. “Vem pessoal/ Vem moçada/ Carnaval começa no Galo da Madrugada”, diz o seu hino. Pra mim, foi um dos melhores desfiles desde que saio no bloco.
Neste ano, tinha de tudo que se possa imaginar, a começar pelo galo de 30 metros de altura, com roupa e crista novas, colocado em cima da ponte Duarte Coelho. Ah! E tava com uma sombrinha no bico homenageando os 100 anos do frevo, claro! Tinha fantasias pra lá de criativas e foliões pra lá de malucos, grupos fantasiados, como o “Aquecimento Global? Só com Frevo!” Sim, porque a irreverência é a tônica do bloco! Acessem o www.pernambuco.com/carnaval/2007/galeria.asp e confiram as fotos.
O percurso de 6 km estava dividido para todos os gostos: quem quis se espremer no ruge-ruge, a rua da Concórdia e a Avenida Guararapes ficaram intransitáveis. Fugi de lá, porque sempre rolam muitas brigas entre as “almas sebosas”, como se diz por aqui. Mas, quem preferiu brincar na “tranqüilidade”, o trecho que ia da concentração no Forte das Cinco Pontas até a Floriano Peixoto era o mais legal, e foi lá que esbaldei ao som de todos os frevos, na troça “Pode Ser Talvez Não Seja”. É isso mesmo! Dentro do Galo, há dezenas de outros blocos e troças, e esse aí é muito bom mesmo! E vocês acreditam que teve criatura que chegou no Galo às 8h da manhã e saiu às 3h da tarde para pular na tradicional Ceroulas de Olinda e no Homem da Meia-Noite?!
Só pra situar: as agremiações do carnaval de Pernambuco são divididas em blocos, clubes, troças, maracatus de baque virado (nação) e de baque solto (rural), caboclinhos e tribos, bois, ursos, afoxés e escolas de samba. Não vou falar de todas elas, mesmo porque não consegui ver nem um terço, mas apenas da que participo de corpo e alma que são os blocos líricos.
Esses blocos são considerados os mais bonitos do Carnaval, pelas fantasias bem elaboradas, sempre em alusão a algum tema. O acompanhamento é feito por uma orquestra de pau-e-corda e alguns poucos metais, diferentemente das orquestras de frevo-de-rua dos clubes e troças. As músicas são chamadas frevos-de-bloco e são consideradas as mais belas, pela poesia e lirismo. O meu bloco é o Cordas e Retalhos (www.overmundo.com.br/guia/bloco-cordas-e-retalhos), que neste ano homenageou os compositores de frevo. O desfile aconteceu na segunda-feira, quando rola o Encontro de Blocos Líricos (são mais de 30 em toda a região metropolitana), e foi lindo. Particularmente me emociono sempre quando o meu bloco vermelho e branco toma conta da ponte Maurício de Nassau, que dá acesso ao Recife Antigo. Esse dia é muito concorrido, pois os blocos a cada ano têm se superado na criatividade e em número de participantes, provando que a tradição desse tipo de agremiação está mais viva que nunca. Os meus favoritos, além do Cordas, foram o Bloco da Saudade, o Pierrôs de São José e o Flor da Lira de Olinda.
O texto que você acabou de ler faz parte de uma série sugerida e organizada pela comunidade do Overmundo. A proposta é construir um panorama do Carnaval do Brasil, sob a ótica de colaboradores espalhados por todo o país. Para ler mais relatos sobre o assunto busque pela tag carnaval-2007, no sistema de busca do Overmundo.
Pessoal que estiver indo pela primeira ao carnaval de Recife , pode confeir varia dicas para aproveitar o carnaval da cidade no site da Programação do Carnaval em Recife. Lá tem 11 dicas para curter o carnaval de Olinda e Recife com segurança.
Agenda do Recife · Recife, PE 12/1/2011 14:05Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!