II Mostra Macuxi de Artes

Gilvan Costa
A Cia. do Lavrado é um dos grupos que participa da Mostra
1
Gilvan Costa · Boa Vista, RR
12/10/2006 · 79 · 1
 

II Mostra Macuxi de Artes – Boa Vista vira um calderião cultural

Arte de lá, arte de cá, arte de todo lugar. Esse é o mote que define a II Mostra Macuxi de Artes, que vai transformar Boa Vista num verdadeiro caldeirão cultural no período de 13 a 21 de outubro. Uma miscelânea de manifestações culturais como teatro, dança, música, debates, oficinas, exposições, intervenções urbanas, entre outras.

O evento terá apresentações de grupos locais, nacionais e internacionais com destaque para os projetos Palco Giratório e Dramaturgia: Leituras em Cena, desenvolvidos nacionalmente pelo Sesc.

“A Mostra é uma ação cultural sistemática capaz de reunir uma diversidade de propostas artísticas locais e nacionais, envolvendo teatro, dança, literatura, cinema, artes plásticas e música, com ênfase em artes cênicas, como processo de culminância e reflexão da intervenção das ações do Sesc Roraima em cultura, e como desencadeador de transformações e implementação da produção artística local”, explica Rosana Santos, chefe da Seção Artístico-Cultural do Sesc e coordenadora da Mostra.

Ela ainda completa que a Mostra pretende dar maior visibilidade aos trabalhos em artes cênicas desenvolvidos em Boa Vista e outros municípios do Estado, além dos projetos desenvolvidos em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, que vem apresentado excelentes resultados em Boa Vista.

“Tudo isso vai estar diretamente inserido na Mostra, culminando com a programação local, gerando com isso um grande intercambio de experiências, técnicas, debates, política cultural, entre outros”, afirma Rosana.

Overdoze
Um dos destaques da II Mostra Macuxi de Artes é o Overdoze, que como o nome já sugere, terá doze horas ininterruptas de eventos culturais, começando na noite de sábado e terminando na manhã de domingo.

A abertura do Overdoze será com uma apresentação da Dança do Parixara, com os índios da maloca Canauanin, da etnia Wapixana.

Depois virão apresentações da Orquestra e do Coral Infanto-Juvenil do Sesc, sessões do projeto Conto com Você, shows musicais, e uma miscelânea de espetáculos , performances, esquetes, fragmentos de espetáculos, leitura dramática, musica, cinema e artes plásticas. Também será montada uma Feira de Artesanato e venda de comidas típicas.

Confira a programação completa
13/10 – sexta-feira
19h – Evento de abertura da II Mostra Macuxi de Artes, com o pronunciamento do diretor regional do Sesc, senhor Kildo de Albuquerque, e apresentação do monólogo “Milhares de Aldeias no Ar”, por Anderson Souza. Espaço II – Sesc Centro.
19h30 – Inauguração da exposição “Expressões Macuxi”, com quadros em óleo sobre tela do artista plástico Bartô, índio Macuxi. Espaço IV – Sesc Centro.
20h30 – Espetáculo “Nós, Perdidos”, da Cia Malandro é o Gato, de Boa Vista-RR. Espaço I – Sesc Centro.

14/10 - sábado
10h – Intervenção teatral na Feira do Produtor, com a Cia Arteatro, de Boa Vista-RR
8h às 12h/14h às 18h – Oficina de Manipulação de Bonecos com Professor Adolfo Ramos (AM). Espaço III – Sesc Centro.
17h – Espetáculo teatral infantil “Bruxa Wanda Pintou Sujeira”, do Grupo A Bruxa Tá Solta, de Boa Vista-RR Espaço I – Sesc Centro.
19h – Espetáculo de dança “Oficina”, da Cia Máster Class, de Boa Vista-RR. Espaço II – Sesc Centro.
20h30 – Espetáculo teatral “Sob um Céu de Poesia”, do grupo Criart, de Boa Vista-RR. Espaço I – Sesc Centro.

15/10 - domingo
18h30 – Intervenção com grupo de dança na Praça das Águas, com a Cia. Aura de Dança, de Boa Vista-RR.
18h30 – Mesa Redonda - Apresentação dos Resultados da I Conferência Estadual de Cultura, pelo Fórum Permanente de Teatro. Espaço I – Sesc Centro.
20h30 – Espetáculo de dança “Miragem”, da Escola de Dança Cristina Rocha, de Boa Vista-RR. Espaço I – Sesc Centro.

16/10 – segunda-feira
10h – Intervenção poética nas lojas da Jaime Brasil, com o grupo Criart, de Boa Vista-RR
19h – Exposição “Fotografia em Cena”, de Orib Ziedson (Mostra de fotografias dos trabalhos de Artes Cênicas produzidos pelo Sesc). Espaço V – Sesc Centro.
19h – Mesa Redonda - Conquistas e prejuízos acerca da aplicação das leis de incentivo em vigência, com Marco Aurélio Porto, representante do GETAP-RR/ Fundações de Cultura do Município. Espaço I – Sesc Centro.
20h30 – Espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin”, da Cia do Lavrado, de Boa Vista-RR. Espaço II – Sesc Centro.

17/10 – terça-feira
15h – Apresentação de Filme do projeto “A escola vai ao Cinema” em escola estadual.
14h às 18h – Oficina “A Construção da Presença Cênica do Ator”, com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal-RN, do projeto Palco Giratório. Espaço III – Sesc Centro.
19h – Pensamentos Giratórios com o tema "Teatro de Grupo/Processos Colaborativos", com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal-RN, do projeto Palco Giratório. Espaço III – Sesc Centro.
20h30 - Espetáculo teatral “O Santo Inquérito”, da Cia Arteatro, de Boa Vista-RR. Espaço I – Sesc Centro.

18/10 – quarta-feira
8h às 12h – Oficina “A Construção da Presença Cênica do Ator”, com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal-RN, do projeto Palco Giratório. Espaço III – Sesc Centro.
18h30 – Mostra Mario Quintana sarau de poesias. Espaço VIII – Sesc Centro.
19h30 – Espetáculo de dança “Mãe África”, da Cia Aura de Dança, de Boa Vista-RR. Espaço II – Sesc Centro.
20h30 – Espetáculo teatral “Muito Barulho Por Quase Nada” com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal-RN, do projeto Palco Giratório. Espaço I – Sesc Centro.
22h – “Luau Cultural”: encontro no Porto da Marina Meu Caso, no bairro São Pedro

19/10 – quinta-feira
9h às 12h – Oficina de Dança Clássica da Índia “Odissi”, com Grupo Locômbia Teatro de Andanzas, de Barranquilha, da Colômbia. Espaço III – Sesc Centro.
14h às 17h – Oficina de Direção, com Marcos Henrique Rego, técnico do Departamento Nacional do Sesc (RJ). Espaço III – Sesc Centro.
15h – Apresentação de Filme do projeto “A escola vai ao Cinema” em escola estadual.
19h – Espetáculo de Dança “Trajetória”, com o Grupo Harmonia e Ritmo, de Boa Vista-RR. Espaço II – Sesc Centro.
20h30 – Espetáculo teatral “Roda Chico”, com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare”, de Natal-RN, do projeto Palco Giratório. Espaço I – Sesc Centro.

20/10 – sexta-feira
9h às 12h - Oficina de Dança Clássica da Índia “Odissi”, com Grupo Locômbia Teatro de Andanzas, de Barranquilha,da Colômbia. Espaço III – Sesc Centro.
14h às 17h – Oficina de Direção, com Marcos Henrique Rego, técnico do Departamento Nacional do Sesc (RJ). Espaço III – Sesc Centro.
15h – Apresentação de Filme do projeto “A escola vai ao Cinema” em escola estadual.
19h – Oficina de Massinha de Modelar com o Artista Plástico “Tana Halú”
19h30 – Apresentação da História “Tangolomango da Massa” de Alexia Linke e Tana Halú com sessão de autógrafos e venda de livros.
20h30 – Espetáculo “Maha Baraha com Grupo Locômbia Teatro de Andanzas, de Barranquilha,na Colômbia. Espaço II – Sesc Centro.
21h – Show de Música Instrumental, com Pedro Linke e Renato Costa. Espaço I – Sesc Centro.

21/10 - sábado
19h - Abertura do Overdoze, com Apresentação da Dança do Parixara, com os índios Wapixana da Maloca Canauanin, do município de Cantá-RR. Espaço II – Sesc Centro.
Apresentação da Orquestra e do Coral Infanto-Juvenil do Sesc. Espaço I – Sesc Centro.
Feira de Artesanato e vendas de comidas típicas. Espaço II – Sesc Centro
Sessões do Conto com Você “Contos Macabros / Nelson Rodrigues Contos pra Você”
Apresentações musicais. Espaços II/III/VI/VII – Sesc Centro.
Miscelânea de Espetáculos , performances, Esquetes, Fragmentos de espetáculos, leitura dramática, musica, cinema e artes plásticas. Espaços I /II – Sesc Centro.
7h – Encerramento da Mostra.

Os espaços
Espaço I – Espaço Multicultural
Espaço II – Palco em Frente ao Sesc Centro
Espaço III – Auditório do Sesc
Espaço IV – Corredor
Espaço V– Beco das Artes
Espaço III – Auditório do Sesc
Espaço VI – Parque/ Garagem
Espaço VII – Bar da Canja Cultural
Espaço VIII – Biblioteca

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Edgar Borges
 

Viva nossa arte.

Edgar Borges · Boa Vista, RR 13/10/2006 18:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados