Petrópolis inaugura exposição sobre o corpo humano

Pulmão afetado pelo cigarro
1
Naviergo · Nova Iguaçu, RJ
23/8/2010 · 0 · 0
 

A mostra Corpo – Anatomia, Arte, Tecnologia faz parte de um projeto para criação de um museu dedicado à anotomia humana em Petrópolis e será inaugurada hoje, 23 de agosto, no Centro Cultural Casa Hercílio Esteves, da Faculdade de Medicina de Petrópolis/ FASE. A exposição, com cerca de 20 peças, apresenta de forma didática o papel desempenhado por cada sistema do organismo humano e está dividida em sete seções: cinco compreendendo os sistemas reprodutor, circulatório, respiratório, nervoso e locomotor e outras duas sobre diagnósticos médicos e tecnologias e sentidos.

No sistema reprodutor, o visitante poderá ver a constituição óssea dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Mais à frente estão expostos tórax, medula, corações, encéfalos e várias outras partes integrantes dos sistemas do corpo humano, finalizadas por uma peça de corpo inteiro demonstrando a harmonia entre os sistemas ósseo, articular e muscular. Atrás das peças, painéis informativos ajudarão o visitante a entender o papel desempenhado por cada órgão. A exposição tem curadoria do médico e professor de anatomia Marco Aurélio Cunha.

Estética agradável - Outra atração será a prototipia desenvolvida pelo designer Jorge Lopes, que protagonizará a seção dos sentidos. Trata-se de esculturas de fetos feitas em resina, a partir das imagens obtidas em exames de ultrassom, mantendo as proporções reais do feto. A técnica, que já foi apresentada no Royal College of Art (RCA), de Londres, auxilia na detecção de problemas com a saúde dos bebês e oferece aos futuros pais a possibilidade de ver uma imagem palpável do bebê.

“A nossa intenção foi fugir do caráter médico e laboratorial que as imagens do corpo humano remetem ao nosso imaginário. Apresentamos os órgãos humanos no contexto dos temas apresentados e de forma esteticamente agradável ao público, procurando desvendar os mistérios do corpo humano, uma das grandes buscas da humanidade. Pela visita à exposição, as pessoas verão como nosso corpo é um festival de tecnologia”, ressalta Cláudio Partes, responsável pelo design e produção da exposição.

Visitas guiadas para estudantes - As seis partes da mostra são interdependentes, permitindo uma visita fora do roteiro indicado pelo arranjo da exposição, de acordo com os interesses do visitante. A exposição é aberta a todo tipo de público, e haverá agendamento de visitas guiadas para alunos dos ensinos fundamental e médio, já que um dos objetivos da mostra é permitir que o público visualize o funcionamento do corpo humano. Os órgãos, por demandarem cuidados especiais de conservação, serão expostos em aquários com conservantes.

Órgãos afetados por doenças - Novidade em termos de concepção e montagem na região serrana, a exposição sobre o corpo humano colocará o público em contato direto com males geralmente mistificados, como a cirrose e o AVC. Através da exposição comparativa de, por exemplo, um fígado afetado pela cirrose e outro saudável, o visitante poderá ter uma percepção mais clara sobre os malefícios causados pelo álcool. Da mesma forma, o visitante poderá comparar um pulmão saudável com outro danificado pelos males do cigarro. “A exposição pode servir como forma de dar mais impacto a campanhas de prevenção na área da saúde. Por meio da anatomia patológica, pretendemos deixar mais claro aos olhos do público os efeitos nocivos de determinados maus-hábitos”, explica Marco Aurélio Cunha, curador da exposição.

A ideia dos organizadores é, depois da exposição, viabilizar um laboratório para desenvolver a técnica de plastinação no país – a mesma utilizada na exposição do norte americano Roy Glover, que esteve no Rio no final de 2008 – para então tornar possível o museu. A exposição termina em 30 de abril de 2011.


Serviço:

Exposição Corpo – Anatomia, Arte, Tecnologia

Local: Centro Cultural FASE/ Faculdade de Medicina de Petrópolis – Casa Hercílio Esteves – Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro/ Petrópolis – RJ

Preço: Evento gratuito

Horário: Seg. a Sex. – 09h às 20h / Sábado – 09h às 13h

Pré-agendamentos: (24) 2244-6464 (André)

Telefone de contato: (24) 2244-6464

Classificação etária: Livre

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados