‘Revista’ entra no universo do cinema infantil

Programa entra nos bastidores do FICI–Festival Internacional de Cinema Infantil
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
13/10/2011 · 0 · 0
 

O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado, dia 15, entra no universo da fantasia e da brincadeira com o cinema voltado para o público infantil. Quem não se lembra de um certo trapalhão famoso e seu grupo de amigos fiéis que viviam dando trabalho por onde passavam, em busca das mais incríveis aventuras? Renato Aragão e os Trapalhões levaram mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas e fizeram história no cinema nacional. Mas não é só sobre as produções para as crianças que o programa vai falar. O público também vai conferir como os pequenos estão produzindo seus próprios curtas-metragens e estrelando grandes produções nacionais.

Desde o tempo da escola, a diretora Rosane Svartman sempre gostou das aulas que impulsionavam a criatividade, como as que envolviam contar histórias. Hoje, através da linguagem audiovisual, ela encontrou a sua própria maneira de contá-las. Neste sábado, Rosane participa de uma conversa no estúdio sobre o filme Tainá 3 e conta quais foram as dificuldades de gravar na floresta. Ela, que já tinha mergulhado no universo adolescente com o longa Desenrola, fala também sobre essa experiência de dirigir crianças em um filme voltado para o público infantil.

Entre as histórias preferidas das crianças que saíram dos livros e foram parar nos cinemas, está o longa Uma Professora Muito Maluquinha, baseado na obra do escritor e cartunista Ziraldo. A atriz Paola Oliveira interpreta a professora que volta à cidade natal para lecionar em uma escola primária e acaba incomodando as outras professoras por seu comportamento e idéias modernas. O programa traz uma entrevista com os diretores André Pinto e César Rodrigues, que elegeram a cidade de São João Del Rey, no interior de Minas Gerais, a locação ideal para o filme.

Esta edição do programa também vai falar sobre o filme Corda Bamba, de Eduardo Goldstein. O diretor encarou o desafio de transmitir o lirismo e delicadeza do premiado livro da escritora Lygia Bojunga. A obra conta a história de Maria, uma filha de trapezistas que, para se esconder de sua dor, lança uma corda de sua janela em direção ao imaginário.

E com tantas produções, é claro que tem Festival voltado só para os filmes infantis. O Revista traz uma reportagem sobre o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, que já está na sua 9ª edição. Sob a direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o Festival comemora a marca de um milhão de crianças nas salas de cinema. Na edição de 2011, o CIFI homenageia a Holanda, grande produtor de cinema infantil, e o Japão, ainda pouco conhecido dos pequenos brasileiros.

O programa ainda traz uma matéria especial sobre o trabalho do coach, que vem sendo usado cada vez com mais freqüência nos sets de filmagem. O trabalho consiste em treinar atores para melhorar a técnica, habilidades e concentração.

O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar na TV Brasil às 20h30, com reprise na terça, à 1h.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados