Palestra sobre Dario Fo

de 17/3 a 17/3 · São Paulo, SP
Dario Fo
1
canal aberto · São Paulo, SP
16/3/2008 · 45 · 0
 

Palestras de abertura do Ciclo de Leituras de Textos de Dario Fo

Dia 17 de março, segunda-feira, às 20h
Entrada Franca


Dario Fo e as Tradições Populares por Neyde Veneziano
com o vídeo O cientista americano
A Dramaturgia Performativa de Dario Fo por Augusto Marin
com o vídeo A Fome do Zanni que integra o espetáculo Mistero Bufo
O teatro de Dario Fo
A chave do teatro de Dario Fo é a utilização da história e das tradições populares como metáfora do presente. Para ele, o verdadeiro teatro satírico nasce da tragédia. Sua dramaturgia é construída a partir de desenhos de personagens, esboços de cenas e de um roteiro de situações. É uma dramaturgia extremamente performativa e lúdica.

Quem é Dario Fo
É autor, diretor e protagonista em mais de cem farsas e comédias apresentadas em todo o mundo, criador de inúmeros textos publicitários, músicas e monólogos, além, é claro, de ser pintor, cenógrafo, figurinista, encenador, militante político e vencedor do Premio Nobel de Literatura de 1997.
No Brasil, Fo passou a ser conhecido através da montagem de Morte Acidental de um Anarquista, dirigida por Antônio Abujamra com Antônio Fagundes, de Brincando em cima Daquilo, que valeu o Prêmio Molière à Marília Pêra e de Um Orgasmo Adulto escapa do Zoológico, dirigida por Antonio Abujamra com Denise Stocklos. Em 1989, Dario Fo e Franca Rame, sua companheira de vida e cena, apresentaram no Teatro Municipal de São Paulo a ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, e no Teatro Mars, Mistério Bufo e Partes Femininas.

NEYDE VENEZIANO é professora universitária e diretora de teatro. Livre Docente em teatro, na área de direção teatral, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tem Pós-doutorado em teatro, realizado em Milão (Itália), junto ao Prêmio Nobel Dario Fo, e reconhecido pela Università degli Studi di Bologna. Autora dos livros De Pernas pro Ar: teatro de revista em São Paulo. A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação de 2006, Não adianta chorar - Teatro de revista brasileiro...Oba!, O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Dirigiu os espetáculos O Noviço, de Martins Pena, O Mandato, de Erdmann, A Miúda Alegre e Os Sonhos mais Lindos, ambos de Perito Monteiro, Piolim, de Perito Monteiro, com o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões e o sucesso Revistando o Teatro de Revista, com texto de sua autoria em parceria com Perito Monteiro. É especialista em teatro musical brasileiro com vários trabalhos publicados nesta área e, também, sobre encenação no Brasil e teatro popular.

AUGUSTO MARIN é ator e diretor teatral formado pela UNICAMP e mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP com a dissertação Arlecchino na Dramaturgia Performativa de Dario Fo. Coordenou o Festival Internacional de Teatro de Campinas e o 1º Encontro Nacional de Teatro de Rua. Participou das atividades da Companhia de Teatro Fo e Rame e da montagem da Exposição Bonecos com Raiva e Sentimento, na Universidade La Sapieza de Roma. Atuou nas peças Os Lusíadas e A Bilha Quebrada sob direção de Marcio Aurélio. Dirigiu as peças Deus de Woody Allen, Se essa rua fosse nossa, com texto criado pelos alunos da Oficina do Sesc Pompéia e O Inspetor Geral, de Nicolai Gogol, como professor da Faculdade Paulista de Artes. Coordena a OSCIP Commune, que desenvolve projetos de formação com atores profissionais e jovens com o patrocínio da PETROBRAS e parceria com o MinC, a UNESCO e a Prefeitura de São Paulo e o Projeto Geografia da Palavra do CAT em parceria com a FUNARTE. Dirige e atua no espetáculo O Arlecchino de Dario em cartaz no Teatro Commune.

onde fica
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1.218, ao lado do Mackenzie (sentido Centro-Paulista) – 100 lugares
T. 11 - 3476-0792 – teatrocommune@commune.com.br //
quando ir
17/3/2008 a 17/3/2008
quanto custa
Entrada Franca
website
www.canalaberto.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados