A História do Brasil é um forte tema para as gerações de cineastas em todos os tempos. O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado mostra como o cinema nacional reflete e analisa a formação histórica do nosso paÃs, seja através de ficções ou de documentários. São filmes que se tornam uma fonte para entender o Brasil, as raÃzes comuns com outras culturas e, principalmente, um caminho leve e divertido para conhecer a nossa história.
No filme Antônio Conselheiro – o Taumaturgo dos Sertões, José Walter Lima narra poeticamente a epopéia da Guerra de Canudos, conflito que ocorreu entre os anos de 1896 a 1897, no sertão baiano e terminou com a morte de 20 mil sertanejos e 5 mil militares. O diretor fala sobre o projeto e conta como buscou referências no escritor Euclides da Cunha e na literatura de cordel para realizar o longa.
Mas o cinema brasileiro não só retrata acontecimentos marcantes da nossa história, como se propõe a imaginar novas situações. O longa Ex-Isto mostra como seria se René Descartes, o sÃmbolo da racionalidade, tivesse vindo ao Brasil com MaurÃcio de Nassau, o colonizador holandês de Pernambuco. Vivendo o filósofo nas telas, o ator João Miguel participa de uma entrevista no estúdio do Revista e conta como construiu o personagem a partir do que conhecia sobre Descartes. O ator, que vem recebendo muitos elogios da crÃtica e do público pelos seus últimos trabalhos no cinema, ainda fala sobre seus próximos projetos.
Nesta edição, o público confere uma entrevista com o diretor Eduardo Escorel, que relata os anos da ditadura de Getúlio Vargas no documentário 1937-45: Imagens do Estado Novo. O diretor fala sobre o trabalho de pesquisa para realização do filme, que contou com diários e correspondências do presidente Vargas como base da narrativa.
O diretor Ricardo Nauemberg também estará no programa falando sobre o filme O Inventor de Sonhos, no qual reconstruiu o Rio de Janeiro de 1808. O filme narra a amizade de dois meninos de onze anos que se conhecem na chegada da nobreza imperial ao Brasil. A narrativa acompanha o crescimento deles até os 24 anos, e mostra como os eventos históricos podem interferir na vida das pessoas.
E ainda tem uma reportagem sobre a série Histórias do Brasil, que foi exibida pela TV Brasil em setembro. O projeto, que teve produção da Conspiração Filmes e direção de Arthur Fontes, retrata em dez episódios o cotidiano da sociedade brasileira diante de grandes eventos que marcaram a biografia do paÃs.
O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar na TV Brasil às 20h30, com reprise na terça, à 1h.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!