arquitetura original que defende a natureza

Jornal correio do povo porto alegre
C.Povo-8-mar-08
1
Guilherme Esteves · Porto Alegre, RS
27/10/2009 · 2 · 0
 

Uma arquitetura original que defende a natureza Correio do Povo , 8 de março de 2008

texto:

O arquiteto Guilherme Esteves aplica conceitos da bioarquitetura e design ecológico ao realizar um projeto e ao desenvolver ecoprodutos. Elementos da natureza e materiais de menor impacto ambiental como madeira reciclável, bambu e fibras naturais são utilizadas pelo profissional, ” Nos meus projetos proponho um novo estilo de vida, com consiência ecológica e responsabilidade no consumo de produtos", diz Esteves.
Um ambiente ecologicamente responsável, assinado por Esteves , poderá ser conferido na Chácara House e Garden, evento com inauguração prevista para dia 15 de abril, no Shoping Total. O arquiteto também estará particiando no espaço de outros profissionais com ecoprodutos. O evento contará com dez ambientes externos e 14 internos. Para já ir conhecendo o trabalho de Esteves, pode-se visitar o Jardim Lutzenberger(fotos), na Casa de Cultura Mario Quintana, em homenagem ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger, junto com os paisagistas Paulo Backes e Elzabeth Renck.
O arquiteto usou no jardim, bambu, madeira reflorestada e aproveitou antigas banheiras do Hotel Majestic para criar os ambientes aquáticos e transformou latas velhas em lixeiras. Fez também a recuperação da cisterna para captação da água da chuva, usada na rega e limpeza do local. " O espaço pretende mostrar as pessoas a importancia de preservar e reciclar os materiais", salienta. O jardim é dividido em diferentes ambientes; tropicais, rupestres, aquáticos entre outros.
Para Esteves, a boarquitetura pode ser promovida nas cidades, em condomínios , nas casas e apartamentos, numa integração da natureza com o meio urbano. Basta aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis. para ele com o paisagismo produtivo pode se ter jardins cosmetíveis, até mesmo em pequenas sacadas, com ervas medicinais, usar espécies nativas em vez das exóticas e fazer tratameto de esgoto complantas que filtram a água." Sempre atendendo as necessidades atuais do cliente e pensando nas gerações futuras",ressalta.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados