Em Foz, programação celebra o teatro e o circo

Casa do Teatro
Atividades reúnem espetáculos, oficinas, debate e intervenções de rua.
1
paulo bogler · Foz do Iguaçu, PR
20/3/2013 · 0 · 0
 

O circo e o teatro são linguagens artísticas que acompanham a história humana, ligada a elementos de representação, magia e criatividade, capazes de refletir e reinventar a própria vida. Para celebrar estas manifestações artísticas, entidades culturais, produtores e instituições da cidade apresentam uma programação cultural para marcar o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorados oficialmente em 27 de março.
Serão promovidas peças de teatro, debates, oficina, exibição de filme e interferências em locais alternativos, por meio de uma agenda de seis dias, realizada de 22 a 27 de março. As atividades acontecem em diferentes espaços, espalhados por toda a cidade, como teatros, universidades, centros comunitários, além de uma praça e uma avenida que serão convertidas em palco.
O objetivo da programação é oferecer espetáculos cênicos para toda a população, como forma de difundir e promover o teatro e o circo, além de valorizar o trabalho de grupos e companhias que atuam no município. Como explica a atriz Rosangela Rocha, diretora da Casa do Teatro e uma das produtoras do evento, a iniciativa proposta pretende alcançar todos os públicos. “Elaboramos uma programação diversificada e inteiramente gratuita. Com isso, queremos demonstrar que o teatro e o circo são artes que devem estar presentes no cotidiano das pessoas, por meio de programas que garantam a universalidade de acesso a essas manifestações”, reflete Rosangela.
Neste mesmo sentido, o artista circense Reginaldo Silva afirma que as comemorações são necessárias para a partilha da arte com o público e para se ressaltar a importância das linguagens cênicas. “Entendemos que todo o dia é dia de teatro e circo. São artes que levam alegria e fazem as pessoas sonhar, e, por isso, devem estar presentes no dia a dia de todos”, enfatiza Reginaldo, que faz parte da Trupe Luz da Lua, grupo de circo proponente das celebrações artísticas.
As ações em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo são realizadas de forma colaborativa, envolvendo diversas entidades culturais e instituições, entre elas, a Casa do Teatro, Trupe Luz da Lua, Fundação Cultural, Unila, SDS Cia. de Teatro , Cia. A Vida é Sonho, Cia. de Teatro Amadeus, Colégio Monsenhor Guilherme, Associação Guatá, Casa da América Latina, Projeto Plugado!, Biblioteca CNI, Centro de Cultura Popular e Conselho Municipal de Políticas Culturais.
A professora Angela Souza, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Unila, uma das instituições responsáveis pela programação, destaca a contribuição cultural proporcionada pelo evento. “Além dos espetáculos e discussões sobre as artes cênicas e circenses destinadas à população, também vale destacar a importância destas comemorações para os grupos de teatro e circo da cidade e sua relação com a comunidade. É aberto um caminho muito rico de integração destes grupos com toda a comunidade trinacional, pensado de forma a estabelecer um processo permanente, que permanecerão abertos mesmo depois da última apresentação, no dia 27”, reflete a professora Angela.
Além da agenda de atividades desenvolvidas em Foz do Iguaçu, a mobilização a favor do teatro e do circo também inclui uma viagem em caravana para Toledo, na noite de 26 de março. O grupo irá assistir ao monólogo “O Andante”, protagonizado pelo ator Elias Andreatto. Os ingressos são gratuitos e os interessados deverão contribuir apenas com o custeio do deslocamento até a cidade vizinha.
ESPAÇOS – As ações comemorativas ao teatro e ao circo serão desenvolvidas no Teatro Barracão, no Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme e na Sala de Teatro do Iguassu Boulevard, na Biblioteca Comunitário CNI do bairro Cidade Nova, nos campi da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz), na Praça da Bíblia e na Avenida Brasil, na região central.
A inclusão do anfiteatro do Colégio Monsenhor Guilherme é um diferencial da agenda artística proposta. O equipamento ir receber peças das companhias locais, visando à valorização deste espaço público como sendo um local para a prática das artes cênicas. Com capacidade para 250 pessoas e dispondo de todos os recursos técnicos, o anfiteatro pertence a uma das instituições de ensino mais antigas da cidade.
TEATRO NA PRAÇA – No dia 27 de março, às 20 horas, acontece o encerramento das atividades em comemoração Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, com a apresentação da peça "A Pereira da Tia Miséria", do grupo Ás de Paus, da cidade de Londrina. O trabalho será encenado na Praça da Bíblia, em frente ao Teatro Barracão, com a intenção de aproximar a população de diferentes origens e idades, demonstrando que o teatro é uma arte popular que pode ser praticada de forma bem abrangente.
A peça mostra a fome personificada em uma criança nascida da miséria, que separou-se de sua mãe e passou a percorrer pelo mundo. O enredo lança muitas reflexões sobre a vida e a condição humana, através de uma linguagem bela e acessível. O texto é uma adaptação para o teatro de rua, baseado em conto de domínio público espanhol, traduzido pela escritora e diretora paulista Yara Maria Camillo.
A obra venceu o Troféu Gralha Azul 2010, principal premiação das artes cênicas no Paraná, nas categorias de melhor espetáculo, ator (Guilherme Kirchheim) e figurinos (Alex Lima).
SOBRE A DATA - O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, França. Desde então, atores, dramaturgos, e produtores promovem atividades especiais para comemorar esta que uma das principais formas da criação humana.
O Dia Nacional do Circo surgiu como sendo uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, nascido em 27 de março de 1897, em São Paulo. O artista é considerado um dos relevantes palhaços do país, reconhecido por sua capacidade cômica e com a sua habilidade como ginasta e equilibrista. Piolin, além de levar riso e alegria a muitas pessoas, também influenciou várias gerações de artistas circenses. Hoje, a data de seu nascimento foi convertida em um dia de celebração a todos os praticantes do fantástico mundo do circo.


PROGRMAÇÃO:

Sexta-feira, dia 22
Miniauditório da Unioeste/Foz – 19:30h
- Sessão de cinema com o filme “Eles não usam black-tie” e roda de conversa sobre a produção artística e teatral de Gianfrancesco Guarnieri.
- Circulação solidária do livro “Crônicas – 1964”, de Gianfrancesco Guarnieri, publicado pela Editora Xamã. Os exemplares da obra serão fornecidos a R$ 1,00.

Sábado, dia 23
Avenida Brasil, Centro – 10:30h
- “Parada das Artes”, com interferências de circo, atividade lítero-poético-teatral, panfletagem e mobilização.
Sala de Teatro do Iguassu Boulevard – 20h
- Ensaio aberto da peça “As mulheres”, da Cia. A Vida é Sonho.
Entrada gratuita, mediante a doação de doces, ovos de Páscoa e livros infantis.

Domingo, dia 24
Unila-Caixa no Bairro: Biblioteca Comunitária CNI (Cidade Nova), 17h
- Apresentação de circo, com a Trupe Luz da Lua.
- Performances do Projeto Panambi.
- Apresentação dos Projetos de Extensão da Unila.

Segunda-feira, dia 25
Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 08:30h
- Apresentação de circo, da Trupe Luz da Lua.
Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 10h
- Peça “Palavra Encantada”, com o grupo Plugado! Unila.
Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 19:30h
- Peça “Como num filme”, da SDS Cia. Teatral.
Teatro do Colégio Monsenhor Guilherme – 20:30h
- Peça “Coisas de mulher”, da Cia. de Teatro Amadeus.

Terça-feira, dia 26
Unila Centro – 14h
- Debate “A produção cênica contemporânea”, com a professora Diana Araujo Pereira (Unila).
Sala de Teatro do Iguassu Boulevard – 09h
- Oficina de teatro a professores da rede municipal de educação.
Teatro Municipal de Toledo, 20h
- Caravana para assistir ao monólogo “O Andante”, de Elias Andreatto.
Ingresso gratuito. Custo do deslocamento, R$ 20,00.

Quarta-feira, dia 27
Teatro Barracão, 19h
- Bate-papo com companhias, artistas e produtores teatrais iguaçuenses.
Teatro na Praça - Teatro Barracão, 20h
- Peça “A Pereira da Tia Miséria”, do grupo Ás de Paus, de Londrina (PR).

Informações:
(45) 3572-1473 e diateatro-circofoz@hotmail.com e casadoteatrofoz@hotmail.com

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados