FUNEC elabora questão racista para PSS

1
Rafael Barros · Contagem, MG
6/2/2014 · 1 · 0
 

A Fundação de ensino de Contagem aplicou uma prova para um processo seletivo da prefeitura da cidade, mês passado, com fim de contratar funcionários para cargos na área cultural e educativa. Uma das questões se fundamenta em racismo e elitismo. Quis escrever sobre o assunto na época, mas achei melhor esperar sair a resposta do recurso que protocolei contra a questão (saiu ontem: indeferido), para que tivessem também como defesa este instrumento. Bom, de todo modo, só cancelá-la não era o suficiente, questões como esta carecem de esclarecimento publico.

Segue o argumentação que utilizei contra a afirmação, no recurso que protocolei na FUNEC:

“O gabarito informa que a resposta para a questão '19', que pede para analisarmos as proposições acerca da imagem anexada (uma modelo comendo um sanduíche com guimbas de cigarro), é a letra "A", que caracteriza como verdadeiras as afirmações I, 'Pode-se afirmar que a escolha da personagem contribui par a adesão do público', e III, 'A imagem tem o efeito de chocar o público ao unir o consumo de alimentos ao do cigarro'. Mas a afirmação I, de que a escolha da personagem contribui para a adesão do público, é equivocada. Dado que a personagem, tampouco a modelo, não é famosa, ela não pode contribuir para a adesão do publico, a menos que este público seja etnocêntrico, racista e/ou elitista – pois as únicas informações, que existem na imagem sobre a personagem, são de que é uma mulher 'branca', de 'traços europeus' e cabelos claros; rica, o que se revela pelas joias que usa; magra; e que está maquiada. Por que motivo alguém serviria para aderir um público, se não fosse por ser modelo (ser bom exemplo) àquele público?! Ser 'branca', rica, magra ou usar maquiagem não é exemplo (modelo) para as pessoas, ou, pelo menos, não deveria ser. Para que tais características sejam expostas como exemplo – atrativas, causadoras de boa impressão – é preciso considerar que outras características, diferentes destas, estejam abaixo em alguma escala qualitativa. Quais características (quais outros personagens) seriam piores (menos "atrativos", com menos capacidade de captar adesão) do que as da personagem escolhida?!

Afirmar que a questão I é verdadeira, não é só um equívoco, já que, por mais que possam haver pessoas que concordem com tal afirmação, elas não resumem todo 'o público', mas um ato discriminatório, a corroboração do racismo, do desprezo pelo pobre (ou, se preferirem, da superestimação do rico) e do desrespeito à diversidade.”

A FUNEC indeferiu o recurso e não forneceu a justificativa, garantida pelo edital.

Aqui está a imagem da página da prova inteira, com as respostas: http://migre.me/hJkZe

O gabarito: http://migre.me/hJl3U

O resultado do recurso: http://migre.me/hJltd

E um artigo que publiquei com mais detalhes: http://migre.me/hJl5e

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados