Júlio Fernandes e Mário Salimon - Por Anand Rao

1
CeciliaAlves · Aripuanã, MT
8/1/2013 · 1 · 0
 

Vou tentar neste ano fazer uma reflexão diária sobre arte e cultura. Enfim... Escrever algo jamais escrito, sobre pessoas que não são objetos dos críticos conhecidos dos jornais brasileiros. Todos escrevem sobre os Rolling Stones, U 2 e agora Ellen Olléria. Vou tentar escrever sobre quem não conseguiu atingir a grande massa mas, atinge pequenos grupos com sua arte e magia.

Há anos Brasília convive com dois músicos, Júlio Fernandes e Mário Salimon. O primeiro se viu às voltas com uma esclerose múltipla e teve que parar de tocar. O segundo enveredou pelo cinema, é professor, jornalista, mas, quero escrever sobre os músicos que são.

Júlio Fernandes, pena que os registros não são muitos, sempre foi um músico singular. Em recente conversa ele me revelou o teor de uma briga que tivemos quando eu era dono do Woodstock Cult e fiz das tripas coração para valorizar o músico lá. Eu ouvi o seu relato e não me lembrei de uma linha sequer, graças a Deus. Hoje somos amigos no facebook e ele está tentando retomar sua carreira apesar do medo, dos questionamentos e tudo. E eu disse para ele que seu público cativo, os músicos de Brasília e alguns amigos fatalmente vão assistir seu show se ele acontecer. E não vão esperar afinação, bons arranjos, nem nada, vão sim notar a vitória de um homem, que está vencendo uma doença dificilima, a vitória de quem quer viver acima de tudo, quem quer pulsar infinitamente a sensibilidade que tem dentro de si. Ouvi agora Brasília 18 Graus, uma gravação antiga dele e me lembrei de lindos momentos do passado, ouça neste links: https://soundcloud.com/julio-cesar-fernandes-1/brasilia-18-graus. Ou ouça Romance Qualquer: https://soundcloud.com/julio-cesar-fernandes-1/um-romance-qualquer. Este músico tem que ser lembrado se alguém escrever um livro sobre o Rock de Brasília e vamos ver o que está por vir, pois, ele está tentando voltar.Em comunhão com Deus e Jesus, ele fatalmente fará valer o que seu coração hoje escreve, o que sua experiência dita. Eu, com certeza, vou estar na primeira fila assistindo um músico que durante uma época eu considerei o filho que não tive pois, tive tres filhas. Júlio César Fernandes, ou apenas, Júlio Fernandes que seja bem vinda sua volta.

Mário Salimon fez, faz, parte do Another Blues Band. Questionador é extremamente inteligente. Tem discos autografados por celebridades, venceu o último Festival de Cinema de Brasília, enfim, é um homem cheio de vida e diversidade artística. Jornalista, escreve muito bem e deve estar questionando a simplicidade do nosso texto que é para ser extremamente simples e compreensivo a todos. Ele é tão singelo, hoje voltado para sua família e voltando cantando com o Another Blues Band. Fez história e faz história na capital federal. Se afastou um pouco da música , creio, pela falta de valorização ao músico em nosso pais mas, não deveria ter se afastado nunca pois, sabe como ninguém trabalhar o encanto da harmonia inglesa roqueira. Veja que coisa linda esta gravação: https://soundcloud.com/mario-salimon/sets/mario-salimon-ao-vivo-live . Aqui um rock bem tradicional: https://soundcloud.com/mario-salimon/suffragette-city . Aqui a bem funk: https://soundcloud.com/mario-salimon/08-ben-funk-ao-vivo-1987 . Bom tudo isso é antigo mas, ele anunciou no seu facebook que a banda Another Blues Band tocará no Feitiço Mineiro. Que bom para Brasília, que bom para todos que amam música. Ele não pode parar, se o país não valoriza a música, ele deve deixar isso em segundo plano, e atuar em diversas áreas, como é natural do seu personal, mas, não deve nunca deixar de atuar na música pois, é um músico infinito, de mão cheia e que tem o “no break” mental. É um multi-artista que merece atenção de todos que querem sair das mesmices do Brasil.

Escrevo tudo isto no dia em que li no G 1 que Claude Nobbs, criador e organizador eterno do Festival de Montreux, está em coma devido a um acidente enquanto esquiava. Quando li a notícia, chorei, mas, comecei a orar pois, Deus e Jesus são os mestres de tudo e de todos. Claude, recupere-se, pois, estarei em Montreux de 05 a 15 de Julho para prestigiar este festival que inovou a música mundial.

E termino pedindo que ouçam essa bela gravação de Mário Salimon: https://soundcloud.com/mario-salimon/pieces-of-a-man .

Beijo no coração de todos e que 2013 seja um ano dedicado à vida.

Anand Rao
Jornalista, Músico e Poeta
anandraomultiempreendimentos@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados