Para se degustar com os ouvidos

Divulgação
1
Glês Nascimento · Palmas, TO
17/5/2006 · 52 · 0
 

Do grego syn (união, junção) - aisthesis (percepção). Sinestesia significa, no português, a união dos sentidos. A sinestesia é geralmente considerada uma espécie de "curto-circuito" entre os sentidos, em que um estímulo a um sentido, como o tato, estimula também outro, como a visão.

Ok. Você deve estar se perguntando: e o que tem isso a ver com o Overmundo?
Eu respondo. Sinestesia é o nome de uma banda de rock de Palmas, que tem despontado no cenário local por causar um “curto-circuito” na percepção musical dos tocantinenses. “Não sei determinar um estilo não”, dispara Rafael Batista, vocalista da banda.

E é bem isso mesmo. Sem rótulos. A Sinestesia é uma mistura de grunge com bossa nova e rock. Vá lá que não há mais como se fazer um som ‘limpo’ ou ‘virgem’ – sem nenhuma influência de outros estilos – mas o que a Sinestesia tem feito é um barulho bom.

A banda é jovem, todos os integrantes estão na faixa dos 20 anos. E tudo começou quando os xarás Rafael Batista e Rafael Bertuol (baixo) se conheceram. “A gente era amigo, gostava de música, mas não conseguia achar um baterista”, conta Batista. “Entrava um e não dava certo, depois outro e nada”, relembra.

Há um ano eles conheceram Rogério Tonon – o Paulista -, estudante de engenharia ambiental que se tornaria o baterista da banda. “No começo tivemos que juntar carcaças de umas três baterias para fazer uma”.

Nem precisa dizer que conseguiram a bateria. Os ensaios acontecem três vezes por semana, no quarto de Rafael Bertuol. “No começo a mãe dele reclamava, mas agora já aceita”, explica o vocalista.
A banda toca mais em festivais e em festas, onde o público é, em sua maioria, de universitários. Mas, como toda banda que se preze, quer conquistar o mundo com o seu jeito de fazer música. O caminho é longo, mas eles já estão percorrendo. Já tocaram no Grito Rock, em Cuiabá (MT) e no projeto Hard AMP, do selo Beacid, na boate Jump, em Goiânia (GO). Tem uma música da banda do banco de cultura do Overmundo, chama-se Hereditariedade. Vale a pena conferir.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados