E quem pensa que o Carnaval se resume ao Brasil (claro que ninguém pensa!), com os frevos e maracatus do Recife e Olinda, trios elétricos de Salvador, escolas de samba do Rio e, logicamente, várias festas locais conhecidas como em São LuÃs (MA), Ouro Preto e Diamantina (MG), Aracati (CE) ou São LuÃs do Paraitinga (SP), está redondamente enganado. Vejam vocês:
Veneza, que já teve a maior festa do mundo antes de os brasileiros virarem sinônimo de Carnaval, é dona da mais antiga folia de Momo (a primeira edição da farra veneziana aconteceu em 1420, para celebrar uma vitória militar, e os derrotados eram satirizados em uma festa popular). Atualmente, o Carnaval da cidade é famoso por suas máscaras e elegância, e o tema oficial deste ano homenageia a China.
Em outras cidades européias, há muitos Carnavais famosos, como a alegre (gay mesmo!) Colônia, na Alemanha e a vizinha Bonn, com o seu Carnaval de mulheres. Em Lucerna, na SuÃça, cerca de 12 mil pessoas foram à s ruas participar da abertura oficial do Carnaval deste ano. Basiléia, também na Suiça, faz o maior do paÃs, o “Fasnachtâ€, que acontece nas segunda e terça- feira seguintes à quarta-feira de cinzas. E em Nice, na França, o Carnaval, famoso desde o século XIX, dura 18 dias, com corsos, desfiles e as famosas batalhas de flores na Promenade de Anglais. Várias cidades da Bélgica, Itália e Eslovênia também se rendem à s festas dionisÃacas nessa época.
Nos Estados Unidos, New Orleans se orgulha de ter o 2° maior do mundo. O seu Mardi-Gras (terça-feira gorda) reúne cerca de 1 milhão de pessoas no bairro francês da cidade. E tome jazz!
Port of Spain, em Trinidad e Tobago, possui o maior Carnaval do Caribe, onde predominam ritmos caribenhos como o calypso e os sensacionais "steel pans". Oruro, nos Andes bolivianos, também não fica atrás e tem um concorrÃdissimo Carnaval que já virou até Patrimônio da Humanidade!
Os ingleses dizem que em Londres, o Carnaval Clubber de Notting Hill é a maior festa de rua da Europa e disputa o posto de segundo maior carnaval do mundo, dura dois dias, mas acontece no último final de semana de agosto, não estando portanto no verdadeiro perÃodo das folias de Momo. Nesse grupo de eventos quase carnavalescos, deve-se acrescentar as paradas gay que rolam nas principais cidades do mundo, com destaque para San Francisco, Toronto, São Paulo e por aà vai.
O fato é que, como dizia a diva cubana Célia Cruz, La Vida es un Carnaval, seja Oropa, França ou Bahia. Qual o melhor? Vá saber...
Evoé!
Pela importância da notÃcia reproduzo aqui o post de Christiane de Assis Pacheco, do Rio de Janeiro, na Agenda de Samba e Choro:
"Ufa, nem tudo está perdido neste mundo! Recife, que está a anos luz do Rio em termos de organização do carnaval, proibiu na última quarta-feira o uso e a venda do maldito spray de espuma, que depois do descaso dos governantes e dos pitbóis, é a coisa que mais atrapalha o carnaval desta cidade.
Até em blocos infantis como o Gigantes da Lira, cheio de bebês de colo, lá estão os malas do spray. E vocês acham que é só a criançada que joga aquilo na nossa cara? Nada disso, a maioria são manés de mais de 30 anos, geralmente sem fantasia.
Recomendo ao dignÃssimo sr. alcaide que dê um pulinho em Recife e Olinda pra fazer um curso intensivo de carnaval. Que a alegria dos pernambucanos o contamine e ele resolva importar para cá coisas até agora desconhecidas como decoração para a cidade, banheiros para os foliões, segurança, controle do trânsito etc. Ai, ai, não custa sonhar...
E viva o confete e a serpentina!
Oi Egeu,
Fico até lisojeado com um post desses! Tudo é verdade, a tal espuma q vc fala é o terror do Carnaval. E nesse ano, graças à proibição, quase não vimos o spray, nem no Galo, onde tudo é permitido! E aqui tem o agravante q essas malditas espumas mancham as fantasias super-elaboradas dos blocos lÃricos.
Grande abraço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!