Festival de Cinema Filmaê começa em Brasília

de 11/3 a 15/3 · Brasília, DF
1
Objeto Sim · Brasília, DF
4/3/2020 · 1 · 0
 




FILMAÊ 2020



FESTIVAL DE CINEMA FILMAÊ – FILMES PRODUZIDOS COM CELULAR – 2ª EDIÇÃO

ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO, BRASÍLIA/DF, DE 11 A 15 DE MARÇO DE 2020.





Único no Brasil, festival vai exibir filmes produzidos em vários estados brasileiros e produções internacionais



*Mostra competitiva de filmes nacionais contará com 117 títulos



*Filmes estrangeiros serão exibidos em mostra não-competitiva



*Evento promoverá duas oficinas e dois debates



*Entrada franca!



*Finalistas nacionais podem ser visualizados no site do evento: www.filmae.com.br



*FOTOS EM ALTA:

https://www.flickr.com/photos/98687634@N06/albums/72157713265725618



O celular é, hoje, certamente, o instrumento de registro de imagens mais utilizado no mundo. Com câmeras potentes e sofisticadas, esses dispositivos móveis têm ampliado a acessibilidade à produção de uma arte como o cinema – tradicionalmente relacionada aos altos custos –, constituindo-se em importante ferramenta de expressão, aprendizagem e democratização do acesso ao conhecimento. Foi neste contexto que nasceu o FESTIVAL DE CINEMA FILMAÊ – FILMES PRODUZIDOS COM O CELULAR que em 2020 chega à segunda edição. De 11 a 15 de março, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, em Brasília, será possível ter um painel da imensa produção de cinema feito com dispositivos móveis no Brasil e em países dos cinco continentes.



FILMAÊ é único na América Latina. Inclui mostras competitivas de filmes nacionais, mostra não-competitiva de títulos internacionais, oficinas e debates, votação do Júri Oficial e do Júri Popular, distribuição de troféus e exibição de títulos produzidos com dispositivos móveis e premiados nos principais festivais dedicados ao gênero, realizados na Suíça, Portugal, Espanha, França, Austrália, Nigéria e Estados Unidos. As sessões acontecem durante os três turnos e a entrada é franca.



O FESTIVAL



FILMAÊ 2020 começa antes mesmo da exibição de filmes. As atividades do festival serão abertas com dois debates, a serem realizados na tarde da quarta-feira, dia 11 de março, no Campus de Taguatinga da Universidade Católica de Brasília. Estarão em foco temas que atravessam as reflexões sobre o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação: “Narrativas independentes. O jornalismo que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo” e “Produção audiovisual com dispositivos móveis”.



No dia seguinte, 12 de março, têm início as oficinas que FILMAÊ irá promover, no Teatro de Bolso do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul. São voltadas para o aperfeiçoamento de técnicas de realização de filmes no formato contemplado pelo evento: “Produção audiovisual com equipamentos móveis, smartphones e tablets” e “Produção de músicas e trilhas sonoras a partir de smartphones e tablets”. Cada oficina oferecerá 30 vagas e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 04 de março, no site do evento. Atividade gratuita.



Na sessão de abertura oficial, FILMAÊ 2020 irá exibir títulos premiados em alguns dos principais festivais internacionais com o mesmo perfil. São produções de países distintos, como Rússia, Holanda, México, Reino Unido, Bulgária, Espanha, Afeganistão, Índia e Irã (que se destaca com dois filmes, um deles produzido já em 2020).



Em sua segunda edição, FILMAÊ – Filmes produzidos com celular exibirá 117 filmes nacionais, selecionados dentre um total de 330 inscritos, produzidos em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. São títulos que abordam temas presentes em todos os principais debates do País, como a questão indígena, Amazônia, mudança climática, preconceito, suicídio, dentre vários outros. Os gêneros vão do experimental à ficção, com destaque para o docume

onde fica
Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
quando ir
11/3/2020 a 15/3/2020
quanto custa
Entrada franca
website
www.objetosim.com.br
contato
Gioconda Caputo. (61) 3443 8891

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados