Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

"Qorpo Santo" no teatro.

de 25/8 a 02/9 · Belo Horizonte, MG
1
Andreia Costa · Belo Horizonte, MG
24/8/2007 · 37 · 0
 

Poeta, jornalista e anarquista, considerando louco por muitos em sua época, foi perseguido pelas autoridades imperiais, esse foi o escritor maldito José Joaquim de Campos Leão Qorpo Santo (1833-1883).

Ele criou no século XIX uma escrita ousada, controversa e desconsiderada por seus contemporâneos. Houve quem afirmasse ser ele o precursor mundial do Teatro do Absurdo, mesmo que inconscientemente.

Essa peça é uma colagem livre do seu texto mais conhecido" Qorpo Santo". O espetáculo é uma farsa cômica, faz um cruzamento de três textos onde se pode observar o drama pessoal do incompreendido dramaturgo: O Credor da Fazenda Nacional é uma paródia sobre a burocracia, que conta sobre a absurda via-crúcis de um cidadão que tenta exaustivamente receber do governo o que lhe é devido, as agruras sofridas, que o deixa refém das resoluções de funcionários públicos.

As Relações Naturais trata dos desejos reprimidos, do erotismo exacerbado e dos pecados da carne, praticamente um manifesto as avessas sobre religiosidade, sexualidade e a família.

Mateus e Mateusa apresentam as irônicas relações de amor e ódio de um casal de velhos e suas três filhas, em que os personagens se agridem mutuamente, discutindo a respeito de seu casamento e da vida em comum.

O espetáculo procura ser irreverente, descompromissado com padrões, mas fiel à figura de Qorpo Santo, mesclando algumas das longas falas do autor com cenas grotescas e momentos de escracho.

Elenco:
Bárbara Campos, Carolina Grigoli, Guilherme Thiago, João Valadares, Kenya Goulart , Luciene Bernardes, Max Sadrom, Renato Amado, Ronaldo Queiroz, Tacyane Guimarães. Direção Yuri Simon

onde fica
Sabádos as 21h e Domingos às 19h
Teatro Imaculada
25 e 26 de agosto, 01 e 02 de setembro.
Rua Aimorés, 1600 Lourdes - Belo Horizonte
quando ir
25/8/2007 a 02/9/2007
quanto custa
Inteira 16,00
Meia 8,00

Classificação 14 anos

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados